sábado, 9 de novembro de 2013

Reparando o Conector do Samsung RV-411 com o ferro de solda!




Olá Amigos do Blog NoteBrasil , estou com mais uma postagem e desta vez( um pouco fora do padrão) com dicas e dúvidas dos leitores. Não tenho o hábito de fazer postagem com base em pedidos, sempre gosto de ter a liberdade de publicar minhas próprias dicas... mas Enfim; Vai ser bem longa está postagens!!!


Hoje estarei dando á dica de como remover o conector do RV-411, sem utilizar a estação de trabalho tradicional (na qual já publiquei anteriormente com a mesma), farei tudo com apenas um ferro de solda hikari 60W.



defeito;

Não liga nada e conector ruim, segundo o cliente...

Vamos ao passo á passo;

Remova a bateria para evitar curto-circuito e dar inicio ao acesso aos parafusos...



desmonte o notebook removendo todos seus parafusos inferiores e também da tampa de serviço onde se encontram memorias. HD,WIFI etc...


Retire o Driver de DVD, que te dará acesso as travas da carcaça e o parafuso fixador, remova este parafuso que geralmente passa por despercebido...


Com uma cartão-espátula OU chave (mini-fenda), destrave á carcaça inferior da superior...


Neste ponto você já terá acesso á placa mãe mas devemos removela completamente para verificar todos seus pontos críticos...


existe 3 parafusos fixando á placa-mãe e um na WIFI que está anexa, também todos os cabos espalhados pela MOBO vga/som/teclado/touth pad....


com á MOBO na mesa, podemos verificar que realmente o conector está danificado e o passo agora é remove-lo...



Separe o conector novo ;



Com o ferro de solda é difícil, mas possível, o processo e segredo para remover, é aquecer todos os pinos do conector e puxar com alicate ou outra ferramenta que não deixe o calor queimar seus dedos, se tiver uma base de fluxo de solda ajuda bastante á acelerar o proceso de aquecimento...


para colocar é o mesmo com a diferença de fazer força para baixo com o alicate e fixar o conector na sua posição...



Veja que mesmo com o ferro de solda "sujo" (oxidado) voce pode limpar o mesmo com uma bucha umidecida e melhorar a propagação térmica.
Lembrando que não faço isso com o ferro de solda, apenas estou demostrando que mesmo com este ferro de 60W oxidado é possível trocar sem mistério o conector!!!!


Depois desta etapa o conector está no lugar porém ainda não está totalmente preso eletricamante a placa mãe(MOBO)...


O fatality final é; esquentar á solda novamente e pressionar mais forte o conector para baixo, até chegar ao nivel da MOBO que ficar na posição correta...


atenção;

Este processo realizado em 2 etapas ( forma errada) foi feito com o propósito de que mesmo ainda não ter efetuado uma solda perfeita, desejável, Você pode executar a correção. Vale lembrar, que o correto e soldar de uma única vez o conector e nivelar, pois a solda "requentada" pode deixar uma resitência e perder aderência e a consequência, é aquecimento no conector e falta de amperagem para MOBO trabalhar corretamente...


Voce deve agora, testar seu serviço e para isso não precisa montar o notebook todo, com a MOBO na mesa conecte o cabo de força da fonte no conector que você acabou de soldar.


verifique se a luz piloto de carga e funcionamento acende. Se isso ocorrer, parabéns, voce conseguiu realizar com sucesso á troca do JAC-POWER e certamente ao montar o notebook vai funcionar...


Considerações finais:

Caso não acenda o led piloto, reveja sua solda e tenha certeza que o pino do JAC-POWER não está encostando nos outros terminais da MOBO, caso isso ocorra pode provocar curto e não ligar. Remova o conector e execute novamente limpando toda área onde será fixado o conector!!!


O processo para remontar é simples e apenas requer atenção...boa sorte!!!



Créditos:

bycarioca

ACERVO EXCLUSIVO Blog NoteBrasil



5 comentários:

  1. Amigo, estou com um rv411 com o seguinte problema

    quando ponho pra carregar ele esquenta a ponto de derreter o cabo.

    voce pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, estou com um rv411 com o seguinte problema

    quando ponho pra carregar ele esquenta a ponto de derreter o cabo.

    voce pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
  3. boa tarde,comei hoje a ler seu blog ,e estou gostando muito,sou muito novo na area,e gosto muito de aprender,
    queria saber se tem como vc ,fazer um tutorial,ensinando como medir ,passo a passo as tensoes em placa do netbooke,naõ sei se isso e possivel,mas gostaria muito,sou do rio de janeiro.ou se alguem tiver essa video aula pode me passa.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão pequeno acabou amassando o pino que tem dentro dessa capinha preta que conectar com o cabo do carregador,se eu comprar uma nova tem como arrumar. Ou por quanto vc me cobraria?

    ResponderExcluir
  5. Meu irmão pequeno acabou amassando o pino que tem dentro dessa capinha preta que conectar com o cabo do carregador,se eu comprar uma nova tem como arrumar. Ou por quanto vc me cobraria?

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...