terça-feira, 14 de maio de 2013

Reparando Monitor Samsung SA300





Olá amigos do blog NoteBrasil,passei um grande período sem publicar nada. O tempo é curto E meu celular xt300 motorola quebrou o Flat da tela. Você deve está se perguntando... O que isso tem haver com o blog? Tudo, pois ele era meu expositor de fotos, com 5 megapixel desde o início do Blog NoteBrasil. Era um aparelho sentimental, posso até fazer um poster sobre ele e reparo do mesmo, o que vocês acham ?. A postagem de Hoje não tem haver com isso, na bancada um equipamento da linha Samsung SA300, mas que é diferente de seus antecessores. Não está com defeito clássico de capacitores na fonte, pois utiliza fonte externa 14v de boa qualidade.



O mesmo deu entrada com o seguinte sintoma: Não liga. O defeito declarado realmente procede; o equipamento está morto. Verificando a fonte externa a mesma estava com 12v dentro da tensão de trabalho do equipamento que é 12v á 14v corrente continua.



Restou apenas abrir o monitor e aferir suas tensões e conexões internas. Pois como já havia testado a fonte a mesma estava perfeita. o equipamento apresentava em seu interior muita poeira, também rastros de solda fria na placa.



Verificando as tensões na placa lógica, ainda não havia tensão no circuito. Observando no teste de continuidade o fusível estava bom, mas percebi uma falha no conector.



Virando á placa do outro lado, podia se ver umas 3 soldas frias, em cima dos terminais do conector e isso já matava a xarada de não passar tensões mesmo com o fusível em bom estado. Após ressoldar este 3 pontos de solda fria, o mesmo voltou a passar tensões e o monitor apresentou imagem normal.



Depois de um tempo em teste, cerca de 2 horas,percebi que ainda havia um outro mal contato na tela, pois a mesma apagava ou falhava. O problema estava no conector da parte interna, que apresentava zinabre ou oxidação e isso deixava o contato intermitente. ( pode ter relação com umidade ou outro agente externo)



Não precisou trocar o conector, com uma mini dril, efetuei uma limpeza suave no negativo do conector e o mesmo ficou perfeito. Agora funcionando normalmente. Lembrando que os métodos utilizados são experiências empíricas e depende muito de cada caso.




créditos:

bycarioca

textos exclusivos do blog NoteBrasil
imagens acervo próprio
outras imagens reprodução web.
(estou tentando acertar imagem para publicar, pois meu velho editor e celular morreram)



34 comentários:

  1. Amigo, você trabalha com conserto de monitores? Estou com um samsung igual que não liga, e um eletricista viu que a fonte está ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe á demora....

      Em resposta á sua pergunta; Sim trabalho com monitores de diversas marcas e inclusive este modelo SA300...

      Nesta postagem acima do Blog NoteBrasil o defeito parece ser o mesmo...

      a fonte estava okay ( verificar volts e ampéres) mesmo assim o monitor não dava sinal nenhum. Repare que o conector nas soldas internas costuma quebrar ou ficar com solda fria. Também existe um fusível bem ao lado do conector que no seu caso pode está aberto, por favor verificar!!!

      recomendo testar o inverter e ter uma outra fonte mais confiável de bancada par um diagnóstico correto

      boa sorte...

      Excluir
  2. Ola amigo, eu sou tecnico em informatica, mas não trabalho com eletronica, mas estou querendo praticar, ja consegui ate uns equipamentos que clientes descartaram, um deles é um Monitor SA300 que quando liga aparece o botão de power aceso, mas não aparece imagem quando o cabo vga esta conectado, mas ao retirar o cabo mostra aquela mensagem de "sem sinal" perfeitamente. Acha que devo me aventurar e tentar consertar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nola Ispita, obrigado por acessar o Blog NoteBrasil, quanto sua pergunta , Sim faça isso imediatamente, não perca tempo!!!

      o que você tem á perder?

      Você vai ficar surpreso, vai funcionar, pois seu caso se encaixa perfeitamente nos requisitos desta postagem...

      boa sorte, não esquece de dar um retorno, okay?

      Excluir
  3. Consegui resolver atualizando o Firmware. Agora tenho que partir pra consertar o LG W1943C que aparece imagem e some logo em seguida. Alguma ideia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal... seu retorno do SA-300 então problema resolvido !!

      quanto ao LG... este carinha tem tantas possibilidades... você verificou a fonte ?
      estando okay, faça o teste da lampada,Nesse modelo é comum a lampada torrar na solda entre o fio e o terminal. Se tiver habilidade ressolde, caso contrário troque a lampada.

      Arrume outra sucata ... boa sorte!!!

      Excluir
  4. Ola meu monitor e igual o seu mais o problema e diferente ele começou a aparecer linha verticas e horizontas coloridas e n sei oq e vc poderia me responder oq e ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, estudando artigos, percebi que centenas de pessoas que adquiriram o mesmo produto que nosso estão com este problema, suspeito que seja a placa principal, pois a tela nao tem pixel queimado. Agora vamos esperar uma resposta de quem sabe...

      Excluir
    2. Desculpe á demora, sabe como é muita correria...
      Nos casos similares que peguei, o problema estava na tela e outros na placa lógica..

      como resolver?

      Se possuir uma outra tela troque e teste, caso contrário a placa do circuito lógico pode está ruim. neste caso tente um update de firmeware.

      Importante/

      estas telas são sensíveis a descargas eletricas atmosféricas e mudanças de temperaturas bruscas... por fim falha e fim da vida útil do material...

      boa sorte!!!

      Excluir
  5. Olá amigo,muito bom este seu post,Bem ...estou com um monitor deste SA 300 20' morto ,depois de um curto na rede elétrica aki de casa parou de funcionar,testei fonte,fusível ,capacitor e o conector apresentava problemas então fiz uma ligação direta na fonte(gambiarra)rsr mas mesmo assim ainda não funcionou ,percebí que no circuito na tela LCD no componente IC 3 este está esquentando muito aí surgiu a dúvida:será que é normal ou este é o que está com curto?,Fico no aguardo amigo mno que puder me informar.Vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou de volta depois de 40 dias... assuntos pessoais ....

      Olá apesar de não ter respondido em tempo hábil....

      Sugiro que remova o componente do circuito e efetue as medidas "fora do circuito"... se houver o mesmo resultado é provável que esteja em curto mesmo....

      as tensões da fonte devem está corretos e se houver disponível uma outra tela recomendo substituir....

      um update de bios após o reparo é recomendado...

      Excluir
  6. ola!!!! meu monitor fica vermelho/azul /verde / preto trocando as cores oq eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, j´verificou sem tem sinal na saída do vga?

      já ligou sem o cabo vga para ver o resultado?

      talvez alguma falha na bios ou mesmo no circuito RGB não operando...

      Este problema é comum no LG, neste caso o samsung SA300 nã opeguei ainda.

      Lembro de um que era o chip I.C 402 Q S24CS0 Tenta mudar HZ para 60 e Resolução para teste de 1024X800

      boa sorte

      Excluir
  7. ola amigo tenho um monitor tb não liga mais a luz fica azul como se estive-se stand bye mais não liga

    ResponderExcluir
  8. A fonte externa está okay ? caso positivo proceda conforme o indicado pela samsung. baixe o software no site da samsung e proceda com update . este monitor tem defeito comum e uma atualização via cabo DB15 resolve na maioria das vezes...


    boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Oi Estou com um monitor como esse só que ele liga, acende o monitor e fica buscando o sinal do cabo entre Analógico e Digonal. Aparece o "Cheque o sinal de cabo" dançando no monitor. Até ai tudo bem mas quando ligo no micro nada aparece. Os únicos botões que funcionam são os de ligar e de trocar para outro monitor. os outros , Menu, Seta para Baixo, Seta para cima e Auto não funcionam.
    Alguma dica. Não sou técnico de eletrônica...hehe

    ResponderExcluir
  10. Ola.. Amigo. Estou com um problema com o Monitor Samsung S19A300B, Toda vez que ligo ele, quando vai aparecer a imagem ele desliga.

    Sabe resolver ou ja teve esse problema? estou com 6 monitores iguais a esse..
    Se puder ajudar agradeceria muito...
    Att..

    ResponderExcluir
  11. Bom dia bycarioca fagundes, estou na mesma situação de nosso amigo Nola Ispita. O meu S19A300B está nítido um componente queimado, mas não acho sua referência, no manual de reparos dá como IC602, Se puder ajudar agradeço muito, abraço.

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo, verificando seu blog acredito que estou com o mesmo problema voldado ao conector, porém gostaria de uma dica:COMO FAÇO PARA ABRIR A CARCAÇA DESTE MONITOR?Agradeço por responder

    ResponderExcluir
  13. agradecendo ao pessoal do blog graças as respostas aki consertei um sa3000 que tava fazendo aniversario aki rsrsrsrsrs valeu a ajuda pessoal um forte abraço

    ResponderExcluir
  14. No meu trabalho, tem seis monitores como esse, sendo que CINCO já deram o problema de não dar vídeo,( quando acende, mas não recebe a imagem do computador), todos resolvidos com a atualização do firmware, porém um desses deu esse problema de nem ligar. Já desmontei e tentei jampear o fusível e nada. Agora só levando para um técnico mesmo.
    Estou fazendo este post apenas para alertar que este monitor tem um problema crônico no firmware que pode ser resolvido facilmente com a atualização através de um notebook.
    Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  15. alguem poderia me ajudar?? gostaria de saber qual é o ic600 pois o meu esta torrado n tenho como indentificar meu wpp 11977257052 obg!

    ResponderExcluir
  16. Olá, estou com um monitor Samsung T200M apresentando o seguinte defeito : ele liga, aparece som e imagem, após alguns minutos a imagem some restando apenas o som, poderia me ajudar ? É o clássico defeito de capacitores da fonte ou pode ser algum diodo com fuga, dando problema no circuito de inverter ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou com um monitor Samsung T200M apresentando o seguinte defeito : ele liga, aparece som e imagem, após alguns minutos a imagem some restando apenas o som, poderia me ajudar ? É o clássico defeito de capacitores da fonte ou pode ser algum diodo com fuga, dando problema no circuito de inverter ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Olá Amigo, será que pode me ajudar?
    Estou com um monitor Samsung o SyncMaster 732M
    é de 16" derepente ficou com tudo verde, as outras cores sumiram...
    O que poderia ser será que pode me ajudar a repará-lo?
    Agradeço o retorno!
    Abraços,
    Julio
    jbrandolin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Ola.
    Removi o IC600 em curto nos pinos 2,3 e 4. Já estou com um novo, mas na placa há curto nos pinos 3 e 4 onde este ci se encontra. Não tenho o Schematic dessa placa. Pode me auxiliar?
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  20. Meu munitor ta dando check signal cable sem ta com o cabo conectado tem conserto isso . Se poder ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  21. Meu munitor ta dando check signal cable sem ta com o cabo conectado tem conserto isso . Se poder ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Amigo!
    tenho um SA300, o mesmo não liga e fica piscando o led do power intermitente. antes estava com mal contato no soquete de alimentação, resolvi esse problema, mas a luz continua piscando. vc poderia me dar uma luz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola ja fez o update descrito acima... caso contrario pode haver mais problemas temos loja fisica no Rio novo endereço...

      Excluir
  23. boa noite amigo, estou com problema nesse monitor sa 300 20 polegadas. ele não liga, porém o fuzivel, capacitores estão ok. será fuga de tensão?e onde procurar a fuga?removi alguns componentes proximo a entrada porém continua como se tivesse em fuga?alguma dica?

    ResponderExcluir
  24. Boa noite meu camarada, tenho esse monitor porem o meu problema e que ele esta com uma linha abaixo do meio do monitor branca, Linha na horizontal, ja abri limpei com alcool isopropilico e quando tirei o cabo flat estava com uns pontos pretos na ponta, sera que pode ser isso ?

    ResponderExcluir
  25. Olá amigo vc é de São Paulo capital?

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...