domingo, 17 de junho de 2012

Reparo Monitor Samsung 732nw




Olá amigos do Blog NoteBrasil,Hoje tenho na bancada um velho conhecido de todos os técnicos e que normalmente não apresenta grandes problemas. O equipamento é um monitor Samsung 732nw que na maioria das vezes apresenta defeito comum na fonte, mas neste caso também o inverter apresentou uma sobre carga.



Na maioria das vezes, como já publiquei anteriormente no caso do defeito da fonte de alimentação, os "vilôes" são os capacitores que perdem suas propriedades eletrolíticas danificando o fluxo de energia em determinados pontos do circuito, podendo até mesmo queimar toda placa da fonte e placa lógica, com suas tensões incorretas.



Este monitor entrou no laboratorio de informática, com o sitoma de "as vezes liga e nunca aparece imagem" pois bem senhores, muito comum neste modelo, mas é extremamente necessário, mesmo com toda experiência abrir o equipamento e efetuar uma correta avaliação do problema.



Existem casos que os capacitores "vilões" não apresentam problemas aparentes, mesmo quando testados com um capacímetro em alguns casos á temperatura ambiente e tensão de trabalho reais , podem ocultar o problema dando a impressão de estarem perfeitos.



Mesmo trocando os capacitores da linha de alimentação, verifiquei que o monitor estava ligando e a placa lógica operante, mas sem imagem. Em alguns casos as lâmpadas de plasma que iluminam a tela de LCD, podem está comprometidas e fatalmente a tela estará condenada( existe a possibilidade de trocar as lâmpadas, mas não é uma tarefa facil para todos).



Nem sempre o problema está nas lampadas, se você reparar bem neste circuito, existe uma peça chamada FUSISTOR que é basicamente explicando para vocês, um resistor variável que de acordo com a tensão e (temperatura) nele aplicada muda suas propriedades elétricas, ou seja senhores; quanto mais tensão (sobre-carga) passar por ele maior será sua resistencia e com isso impedindo que o circuito se queime. Claro que não faz, mágica ultrapassando seu (IT) ele se rompe e fica em "aberto".



No teste com o multimetro é facil verificar suas propriedades, ele apresenta boa condução elétrica quando está bom e infinito quando queimado. Não coloque um fio como ponte no circuito, pois se perderia todas as propriedades de proteção, Mas se é para efetuar teste de bancada para o diagnóstico um (jumper) permite saber se todo o circuito está ok. O serviço custou ao cliente R$ 95,00.





créditos;

bynelsinho
acervo fotos próprias / outras web google

35 comentários:

  1. queria saber o meu Monitor Samsung 732nw
    Esta sem Imagen = esta falando no seu Post mais queria saber..
    As veses ele aparece imagem deves em Nunca raramente parace imagen que poderia ser?

    Não abri o Monitor para ver se auguma coisa esta queimado mais queria saber Sua Opinião Obrigado

    Att: Igor Renato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, amigo...
      Somente abrind o oequipamento para avaliar e ter certeza, mas parece seer problema na fonte, já que o mesmo funciona esporádicamente... o preço depende d odefeito e onde tu vai consertar (média 90,00 160,00)

      Excluir
  2. Olá amigo, Não entendi sua pergunta...
    mas se você quis dizer, que seu monitor aparece imagem e some o problema está na fonte. Defeito clássico, ver capacitores e fusistor do inverter.

    ResponderExcluir
  3. Mais A Imagem aparece Dificilmente Ex: 1 ves por més mais caso ao contrario a imagem não aparece.

    Fica Piscando o Botão que liga o Monitor oque seria e qual o Preço Medio do Conserto

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo,
    Estou com um monitor em minha bancada, Samsung 932 Bplus 19” lcd, e o mesmo estava apresentando o seguinte erro, não liga porém estava com o led power piscando.
    Corrigi a placa da fonte trocando os capacitores e o fusistor esta funcionando corretamente, sende que agora o monitor esta ligando normalmente... só que esta sem brilho, a imagem fica longe, coloquei outra fonte e o mesmo funcionou normalmente, so que eu preciso recuperar esta fonte, pois ela é complicada de achar, este modelo tem duas saidas de inverte e cada uma saida com dois conectores...

    Att, Jairo / SP

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post cara, vou dar uma checada no 732 que chegou aqui.

    Uma da idéias loucas que tive deu nisso aí.
    http://shadowvp.blogspot.com.br/2012/11/reciclagem-digital.html

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo, muito bom seu post.
    Bom, estou com um monitor Sansung 732NW que não liga, não dá sinal de nada. Qual seria o problema? O que me recomenda fazer?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigado pela visita... Verificar o Fusistor ( um carinha verde). faz um jumper de solda nos terminais para "teste" rsss . Recomendo também trocar todos os capacitores da fonte. Não se engane pela aparência, o que manda é á capacitância interna.

      Abraços, boa sorte!

      Excluir
  7. Boa noite amigos estou com um monitor samsung 732nw que não liga nada,alguem pode me ajudar.desde já obrigado.

    alguma resposta por email.dinho6000@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá amigo obrigado por acessar o blog NoteBrasil, o defeito pode ter diversos aspectos e linhas de trabalho, mas no seu caso "não liga nada" verifica o fusistor da placa da fonte e os capacitores. Mesmo trocando todos os capacitores da linha da fonte se o fusistor estiver aberto não funcionará. Para o teste, substitua temporariamente o fusistor por um fio de solda como "jumper". Depois de confirmado comprar outro fusistor. veja a foto na minha postagem acima.

      Excluir
  8. Boa noite amigos estou com um monitor samsung 732nw que não liga nada,alguem pode me ajudar.desde já obrigado.

    alguma resposta por email.dinho6000@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu ganhei um 732 n que fica com a tela piscando rapidamente. Vi 3 capacitores estufados, mas decidi trocar todos da placa da fonte porque a marca deles é bem meia boca. Fora os capacitores tem mais alguma coisa que posso estar dando este efeito? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por acessar o Blog NoteBrasil, acredito que se estiver piscando verifique se trocou o capacitor da linha de alimentação do inverter. também os capacitores de alta tensã oda saída do inverter pode está em curto ou mesmo as lampadas da tela.

      se estivesse sem imgem nenhuma,faria uma observação no FUSISTOR o carinha verde que se rompendo não há imagem na tela.

      desejo boa sorte!!!

      Excluir
  10. Estou com um monitor Sansung 732NW. Esta ligando normalmente... só que esta sem brilho, a imagem fica longe, ja troquei os capacitores mais continua mesma coisa, o que poderia ser ?

    ResponderExcluir
  11. Segue seu conselho fiz um jamper no fusistor e voltou a funcionar normalmente, efetuei a troca por um novo e serviço entregue.
    So tenho uma duvida onde pode comprar este tipo de fusistor pois na minha cidade foi muito difícil de achar. Gostaria de saber site de comprar deste tipo de componentes para monitores.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, grato por acesar o Blog NoteBrasil, mas o fusistor é uma proteção a mais para o monitor e sem ele o mesmo funciona, mas fica vulnerável a variação de tensão.

      Nas minhas postagens o objetivo é passar uma dica empírica de trabalho,quanto á fornecedor não tenho como passar.

      tenta federalcomp ou http://www.tmgeletronica.com.br/

      abraços,

      Excluir
  12. Estou com um monitor Samsubg 732 nw, ele não esta ligando nada mesmo trocando a fonte, o que poderia ser nesse caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vindo ao Blog NoteBrasil,
      Você trocou a placa inteira da fonte por outra foi isso? Não entendi, mas um problema no IC101 (dm0465r) pode impedir de funcionar todo circuito, tenta substitui-lo pelo DM0565R.

      Geralmente sigo os seguintes passos; trocar os capacitores, depois verificar fusistor. permanecendo o problema o CI da fonte e finalmente capacitores da linha do inverter.(teste básico)

      Outra dica avançada é verificar, ZD 101, ZD 102, D 101 e D102. Abra o jumper "J 102" (linha de + 14V) para matar o inverter e ver se existe tensão.

      Caso tenha trocado a placa toda da fonte, restou a placa lógica que se estiver em curto, faz todas as tensões do circuito caírem bastante.

      abraços!!!

      Excluir
  13. Estou com um monitor Samsung 931 bw 19 polegada , mostra preto a baixo na tela , que posso fazer ?

    ResponderExcluir
  14. tela mostra metade , outro metade esta preto , mais monitor liga desliga solzinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Murat Sevgi, quanto ao problema pode haver defeito nas lampadas da tela e ou algum problema no inverter ou circuitos auxiliares..

      Você já testou a fonte ?

      fez inversão dos cabos da lampada da tela.?
      Verifica á saída do inverter tem tensão ?

      as tensões d fonte tem de está certas, verifique..

      Excluir
  15. Ótimo o seu Blog. Esclarecedor p/ quem está iniciando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou de volta depois de 40 dias... assuntos pessoais ....

      Olá obrigado e seja bem vindo...

      NoteBrasil será um acervo permanente e continuamente expandido... mesmo que á passos de tartaruga...

      Gostaria muito de publicar todas as dicas que tenho, mas sempre que houver possibilidade publicarei !!!

      grato

      Excluir
  16. Ola estou com uma peca desta. O q ocorre é queao ligar da imagem normal, alguns segundos a tela apaga, porem da p ver a imagem lá no fundo, como se as lampadas fossem apagadas. Desligou da tomada e LIGO novamente e o processo se repete. Testei os capacitores e tudo OK, mas não os troquei. Tem alguma ideia do q pode ser?

    ResponderExcluir
  17. Ola estou com uma peca desta. O q ocorre é queao ligar da imagem normal, alguns segundos a tela apaga, porem da p ver a imagem lá no fundo, como se as lampadas fossem apagadas. Desligou da tomada e LIGO novamente e o processo se repete. Testei os capacitores e tudo OK, mas não os troquei. Tem alguma ideia do q pode ser?

    ResponderExcluir
  18. Capacitor ao lado do fusistor estufado. Troquei o capacitor, fiz uma ponte no fusistor, monitor ok, funcionando. Agora vou trocar o fusistor... A imagem está boa, mas achei um pouco mais fraca que o normal...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vindo ao blog NoteBrasil, não ha relação com o fato....

      provavelmente as lampadas da tela estã ono final da vida... ou pode dar um reset nos comandos de brilho...
      boa sorte!!!

      Excluir
  19. Tá fazendo um barulho também... como se fosse um transformador de alta tensão desses de rua... O que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vindo ao blog NoteBrasil, o problema pode ser mal contato do cabo da tela com o inverter e ou lampadas com azinabre interno....

      existe a possibilidade dos capacitores de alta tensão estarem abertos, por favor verificar....

      Excluir
  20. Ola boa noite to com um 732n ele liga da imagem normal mais depois de um tempo ligado ele desliga sozinho saberia me informar o q poderia ser o problema

    ResponderExcluir
  21. Valeu amigo ótima dica fusitor queimado OBRIGADO

    ResponderExcluir
  22. Estava com um monitor SANSUNG 732NW que não aparecia imagem (salvo que olho nú se via vultos da imagem)troquei capacitores da fonte e do inverter, pois com sua dica do fusistor deu certo!!!! grato !!! Mas pra minha surpresa começou aparecendo linhas horizontas pretas e finas. O que eu faço? me ajude!!!!

    ResponderExcluir
  23. Ola pessoal,bom dia.
    Tenho um monitor samsung 932B,que não liga e não tem imagem.
    O led de monitor ligado ficou travado,mesmo pressionando chave liga/desliga.
    Troquei todos os capacitores ,verifiquei trafos de entrada e trafo inverter ;verifiquei o acoplador optico;o CI KIA431.
    Enfim estou com duvidas no DM0465R.
    Gostaria de uma sugestão em como proceder,estou perdido.
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...