domingo, 24 de março de 2013

Reparando Nobreak TS- Shara






Olá Amigos do Blog NoteBrasil, estou aqui com mais uma dica de serviço para vocês. Na bancada o TS SHARA, dentre tantos nobreaks que reparo, este foi um dos piores que peguei. Não que fosse difícil seu diagnóstico , nada disso, mas estava com á solução interna das baterias vazando e isso pode provocar queimaduras e incomodos nas mãos, quando não manipulados corretamente. APR(Análise preliminar de risco).



O equipamento apresentava o seguinte sintoma; não ligava e cheirava aqueimado, ao retirar á tampa o cheiro forte era do eletrolitico e póssima aparência das baterias em todo seu interior. A bateria selada não tem o costume de vazamentos, porque Nestas baterias o processo químico para produzir eletricidade, consomem uma quantidade insignificante de água. O problema é que em alguns casos de sobrecarga a água desaparece da bateria e acaba violando seu invólucro e dispersando seu composto químico.



Um dos problemas claro, está evidenciado claramente, á bateria está completamente inutilizada, mas devemos verificar se o regulador de tensão, não está com problemas ou mandando excesso de tensões para as baterias.



O pior de tudo é que ainda além da solução química vazando e se espalhando pelo interior do Nobreak, também o mesmo sofreu uma forte queda que deixou sua base amassada e isso pode contribuir para alguma falha na placa lógica e ou conectores. Recomendo fazer uma inspeção visual e teste básico dos contatos.



Depois de tudo verificado e principalmente os inversores estando Okay, podemos prosseguir com a limpeza da placa-lógica e óbviamente a substituição das baterias. Neste caso as mesmas estão em série e formam 24volts.



Uma dica importante é ter muita atenção para não inverter as polaridades e firmar os cabos nos terminais das baterias, conforme a figura mostra. Perceba que a ligação em série aumenta a voltagem e reduz a corrente e uma DDP entre as baterias não chega á ser um problema grave, tendo em vista que as mesmas são novas , mas não possuem as mesmas tensões nos terminais, pois ainda precisam repor seu potêncial para igualar suas cargas. Se estivessem em paralelo teriam amperagem maior e tensão seria a metade dos 24volts, neste epsódio a DDP, poderia danificar ou sobrecarregar uma das baterias e ou reguladores. ( DDP diferença de potêncial).



Sistema de post okay ( bip da cpu), carcaça fixada eplaca-lógica perfeita, podemos ligar na tomada e verificar seu funcionamento com uma carga fantasma aparente
entenda; ( resistiva) e suas curvas de carga das baterias e tempo de resposta dos relês ( energia / bateria). neste teste está tudo funcionando corretamente.



Uma importante informação;

Não é raro depois do equipamento reparado e testado pelo técnico, o cliente levar e depois de um tempo "querer aumentar o tempo de trabalho do nobreak" para isso o mesmo compra uma bateria genérica automotiva e sem muito conhecimento e nem se quer o cabo apropriado liga de qualquer maneira na entrada externa e espera resultados fantáticos. Na maioria das vezes queimam o fusivel ou reguladores de tensão ao ligar baterias sem muita carga ( lembra da DDP?) então, a mesma entra em um pequeno curto e isso aquece todo equipamento e pode danificar as baterias tanto interna quanto externa. Quando á cagada é maior ,neste caso se o cliente ligar hipotéticamente 12v da bateria externa em 24volts da entrada, ele simplesmente causará um curto-circuito e poderá incendiar o nobreak e ou mesmo danificar permanetemente. Claro á garantia não cobrirá, "mal uso". Informe isso aos seus clientes!!!







créditos:

bynelsinho

imagens acervo próprio do Blog NoteBrasil

termos técnicos sobre baterias winkpédia

19 comentários:

  1. Boa noite amigo, sou aprendiz no ramo de eletrônica e estou com um nobreak similar a essa com o seguinte defeito: fica bipando o tempo todo, sem nenhum padrão de bip. Notei que as 2 baterias estão ruins (1 em 10v e outra em 6v). Porém quando o equipamento está conectado a energia ele nao chega nem perto de 24v nos conectores, ele fica ocilando entre 20,80 e 21,30. Você poderia me dar alguma dica para conseguir encontrar o defeito? Obrigado desde já pela ajuda e parabéns pelo artigo, é de pessoas assim que precisamos, um ajudando ao outros. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seja bem vindo ao blog NoteBrasil, em relação as tensões da bateria velha, a DDP das mesmas está com grande variação 10V e outra 6V.

      Muito provavelmente uma das baterias deve ter entrado em curto e danificado a outra, isso pode afetar o regulador de tensão. Neste caso verifique o regulador medindo seus terminais e se existe antes da regulagem as tensões acima dos 25Vvolts.

      após esta verificação a saída final estabilizada da tensão deve ficar em 25v ou 27volts.

      Tente este teste sem as baterias "velhas" conectadas. Em alguns casos você precisará de baterias boas, para o regulador "armar" e proporcionar gradativamente as correntes e tensões do circuito.(tshara) não lembro...

      No geral trocando as baterias velhas por novas e conectando os cabos do circuito com o multimetro na escala tensão (200v), podemos monitorar as tensões de alimentação, quando em C.A

      Se estiver menor que a das baterias novas é fato que existe problemas no regulador e ou transistor de potência (diodos e capacitores ) devem ser aferidos.

      abraços
      Blog NoteBrasil

      Excluir
  2. Amigo, possuo um TS Shara NT 1000, acredito sem antigo pois não possui microcontrolador.
    Bom, o problema é a tensão um pouco alta na saída mesmo com trimpot de ajuste no minimo. ele utiliza um SG3524 como gerador da onda de saída. Ele teve algumas alterações precisaria do diagrama para tentar entender o por que das modificações em alguns resistores.

    ResponderExcluir
  3. Olá estou de volta depois de 40 dias... assuntos pessoais ....

    Se ainda estiver á resolver... informo que o mesmo para efetuar ajuste na saída, seria interessante uma carga fantasma não indutiva ou seja com fator resistivo na saída do mesmo.( usar também um multímetro true RMS)

    sem osciloscópio e diagrama fica mais difícil....
    no momento que posso te ajudar seria recomendar você trocar os trimpots por outros de mesma características...

    No passado resolvi diversos problemas somente trocando trimpots e diodos do circuito...

    obs- os trimpots de carbono são vulneráveis á sujeira e desgastes com o tempo quanto que os de fio resistivo dificilmente apresentam estes desgastes acentuados...

    boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! tenho um Ts Shara, que soltou um fio branco e não sei de onde a sequencia dos fios são: da esquerda para direita branco, marrom, vermelho, azul, cinza cinza, amarelo amarelo. o branco em questão está solto e não faço a mínima ideia de onde ele saiu, vc pode me ajudar, Esqueci de mencionar que levei o nobreak há vários técnicos em eletrônica na região onde moro e nenhum disse que tem o conhecimento para mexer no aparelho em questão. onde trabalhava com o referido aparelho deixou de trabalhar pois o técnico saiu do estado. desde já agradeço. Wagner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá o modelo é o mesmo deste post? Eu não sei te informar sem ver as fotos ou ligação acredito que deva está ligado na linha saída do no-break e ou chaveadora...

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Prezados,
    Favor entrar em contato com o fabricante antes de tirar conclusões precipitadas acerca do produto.

    ResponderExcluir
  9. Ola amigo meu nobreak sms 1200 ta falhando as veses quando liga uma torneira eletrica tipo liga torneira fas pc reinicia e depois ja tirei tomada pc fica ligado normal aguardo Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vindo ao blog NoteBrasil, não entendi direito? você está ligando uma torneira elétrica ao Nobreak? qual finalidade e uso disto? mas faltou colocar a potência nominal do equipamento (torneira elétrica). Lembrando que o seu Nobreak é eletrônico e não serviria para esta tarefa. Geralmente uma torneira elétrica tem consumo de 4400w / 110v e precisa de aterramento.

      o Nobreak pode fornecer potencia real em cargas resistivas menos que 25% da energia necessária para funcionar a torneira elétrica.

      o computador reinicializa, pela falta de tensão e pico flutuante de tensão!!!

      Não é uma boa idéia esta experiência !!!

      Excluir
  10. Amigo tenho um problema com um nobrake ts shara 1400va, troquei as baterias por novas, porém o problema continua, quando o ligo ele começa a bipar de modo crescente até desligar sozinho, depois liga sozinho e continua o mesmo processo de bip. Gostaria de saber se ele está com defeito e se o problema é simples de resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chegou a resolver? os Ts Shara fazem isso quando é ligado só pela baterias e sem carga na saída. Isso é uma proteção caso ligue o nobreak sem querer.

      Excluir
  11. Amigo, valeu a ajuda. Eu tenho um Ts Shara Ups 600 que está com um resistor queimado e não da pra ver o valor nele. você possui esse esquema?

    O led vermelho está piscando e está esquentando muito.(Obs. Bateria Nova)

    posso te enviar uma foto da placa pra você ver qual é. meu email de contato é jaisonbrasil@hotmail.com

    abs

    ResponderExcluir
  12. Olá, Adquiri um nobreak ts shara 1400Va, após 12 horas de carga fiz o teste da bateria e constatei que a tesão de saída fica em 89 volts mesmo sem carga e quando conectado na rede a tensão fica em 120 volts. É possível fazer o ajuste da tensão de saída na placa de controle (potenciômetro, conector)

    ResponderExcluir
  13. Mauricio Ramos Marinho7 de setembro de 2022 às 18:11

    Boa noite amigo, por acaso vc teria o diagrama esquemático do nobreak ups ts shara ups compact pro 1200?

    ResponderExcluir
  14. Vcs tem a placa do Nobreak ts tshara 136? Obg

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...