quarta-feira, 26 de junho de 2013

Reparando Nobreak APC 1200VA




Olá amigos do Blog NoteBrasil, estou de volta e sempre lendo seus comentários e sugestões. Estou, muito feliz em saber que o Blog é útil para vocês. Na verdade é uma coleção de em alguns serviços executados por mim, que acho que pode ser legal publicar. Na média executo 75 notebooks por mês.Não quero de nehuma forma, ensinar nada a ninguém, apenas deixar registrado meus serviços e dicas, que na maioria das vezes, são soluções práticas e ou prognósticos diferentes de um problema.
Vamos a dica de Hoje, na bancada um Nobreak APC 1200VA. Este equipamento deu entrada com o seguinte parecer; "Não segura nada e desliga". observando a placa lógica do nobreak...


Percebi muita poeira e mal contato nas trilhas e isso pode provocar diversos problemas e as vezes sintomas átipicos. Também havia vários pontos de solda fria e resultados de sobrecarga no circuito.


A variação de tensão e flutuação constante, deixaram uma trilha aberta e outros pontos com marcas de aquecimento e mal contato!!!


Não basta apenas refazer as trilhas é preciso verificar a causa do problema e estado dos fusiveis, que neste caso deveriam ter abeto antes do fato ocorrido, mas sabemos que tensões "estáticas e variaveis" podem circular pelo condutor externamente e por algum motivo não queimar os fusíveis.


Nem sempre seus olhos veem a "verdade", você não está no Blog Errado é tecnico mesmo, mas esta expressão é para "mostrar" literalmente que a solda fria parece está firme e em baixa escala no multimetro pode passar até, despercebida, já que não exerce "força" entenda "corrente circulante intensa" nos contatos a serem aferidos. Veja a foto seguinte, o real estado do cabo.


Percebeu o que estava acontecendo?

O Nobreak não ligava corretamente e não segurava carga, porque a bateria estava com mal contato e isso provocou uma variação de tensão e ou aquecimento nas trilhas...
Com uma nova dimensão do cabo e limpeza da sua área de condutibilidade, ficou mais fiável e fixado tanto no terminal de contato, quanto no orifício de passagem.


Depois de trocar os fusiveis e ressoldar trilhas partidas e refazer o contato do cabo de força das baterias, as mesmas voltaram a recarregar e "segurar carga". Com uma lampada ou carga fantasma, podemos fazer um teste básico na saida do inversor "fora da tomada" e depois nos relés de transição sequêncial "na tomada".


Uma carga eficiente na saída, que não seja indutiva ou seja resistiva, podemos medir com o multimetro na escala A/C TRUE RMS o verdadeiro "Ciclo da tensão". Claro que se você tiver o software correto ou similar , fica muito mais fácil, pois o mesmo faz o monitoramento das falhas e registra na sua Rom de controle. Veja foto abaixo, um programa genérico, que utilizo e roda muito bem na maioria dos Nobreaks...




O equipamento deve ficar em teste na bancada por 48 horas...


Créditos:


Escrito e publicado;

Bycarioca

Conteúdo exclusivo do Blog NoteBrasil junho/2013
Fotos acervo próprio
outras imagens divulgação APC






4 comentários:

  1. amigo eu queria tira uma duvida com vc tenho um nobreake APC 1200VA e ele queimou os dois fusível um eu consegui ver a referencia para comprar outro mais o menor não, vc poderia me informal qual a referencia dele?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amigo estou com Nobreak APC 1200va esta funcionando normal tensão entrada e inversor mas após trocar as baterias e deixado carregar total de 24 horas , desligo o equipamento normal e tiro da tomada notei que fica algun circuito interno ligado com pequeno ruido , os leds indicadores frontais apagados. O ruido e bem baixo como se tivesse algo ainda ligado , vc tem alguma indicação para esse defeito? Agradeço desde ja....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho esse mesmo modelo com exatamente com esse ruído, bem agudo. Não sei se é defeito ou do próprio sistema dele manter alguma coisa ligada mesmo. Também queria saber se é normal e se existe um jeito de desligar de vez pro caso de precisar transportar. Pq percebi que ao desconectar a bateria desnacionalização um relê e ele para.

      Excluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...