segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Reparando ventoinhas DELL e outros




Olá Amigos do Blog NoteBrasil, Gostaria de postar mais matérias em grande volume, mas o tmpo é curto. Neste ano de 2013 tentarei escrever, com mais regularidades. Estou de volta hoje com uma boa dica de reparo. Nem sempre temos disponível peças para troca ou mesmo não há fornecedores disponíveis. No caso desta dica serve para qualquer Notebook com problemas na ventoinha, que possua invólucro do Eixo do rotor móvel.


Tenho na bancada um DEll, por ser desta marca, algumas peças são dificeis de encontar, pois são estruturas comercias fechadas. Isso significa peças ORIGINAIS restritas, mas com um pouco de experiência e criatividade, consiguimos contornar estes problemas. Neste caso a ventoinha ou (blower fan) está danificada por sujeira.


Realmente os materias utilizados em equipamentos DELL, são de boa qualidade, mas não duram par sempre. Em 98% dos casos que pego no laboratório de informatica da empresa, os Notebooks já apresentam fadiga de material ou problemas causados por agentes externos.Em poucos casos o cliente leva o equipamento em uma oficina técnica, para efetuar manutenção preventiva.


Após a limpeza da ventoinha, com remoção da cagada na cpu e dissipador térmico, temos que trocar a pasta térmica por outra mais nova de boa qualidade. Isso garante uma boa transferência de calor entre o componente (CPU) e seu sistema de refrigeração acoplado.


Mesmo efetuando a limpeza da cooler ( ventoinha + dissipador térmico) o rotor da mesma não estava girando dentro das conformidades padrões. Havia mais algum problema que estava impedindo atingir a rotação ideal.


desmontando a mesma e verificando sua "bucha" ou anel acoplador do rotor, que o mesmo, estava danificado ou gasto. Pode ter relação direta com a sujeira em seu interior.


Na ausência de outra peça Original e sem prejuizo para o equipamento, podemos efetuar seguramente um reparo na mesma. Recomendo sempre utilizar uma outra ventoinha Original, mas se fizer como estou descrevendo tudo ficará perfeito.


Desmontei a ventoinha problemática, com uma pinça, remova o anel da "bucha" e logo em seguida a própria "bucha". verificar á compatibilidade dos eixos, para garantir que a mesma se encaixe perfeitamente. Neste ponto a fixação é feita por pressão e o rotor fica no seu lugar por causa do campo magnético em sua volta.


Observe que as mesmas não são iguais, mas possuem o mesmo calibre para fixar o eixo do rotor e isso é muito impostante. Este tipo de bucha já é completa e não precisa do anel final da bucha, mas você pode colocar, caso exista espaço físico entre a bucha e o limite da tampa da cooler.


Feito esta troca o equipamento voltou a funcionar perfeitamente com toda sua velocidade normal e uma ótima dissipação térmica.


Fique atento para não trocar o eixo com hélice por outro que não seja compatível fisicamente e magnéticamente, pois pode haver perdas de rotação se o imã que fica anexado na hélice não comportar a mesma capacidade magnética pode haver uma pequena discrepancia de rotação, mas pode ser corrigida pela BIOS (modo automático) ou modo manual ( sempre ligado)pelo sistema de powermagment.




créditos;

bynelsinho
matérias originais exclusivas do Blog NoteBrasil
imagens acervo próprio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...