sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reparando Sony NR320




Olá Amigos do blog NoteBrasil, Hoje estou aqui novamente com mais uma dica de serviço. Sei que não estou postando tanto quanto gostaria, mas a vida de técnico é muito corrida. Na verdade, além deste Blog, tenho um outro que gosto de escrever fatos do meu dia a dia. Sem mais delongas, vamos ao prognóstico do Sony Vaio NR 320AE.


Na bancada tenho o Sony Vaio, o cliente alega que o equipamento liga, mas nem sempre com imagem e as vezes aparece "destorcida". Neste sintoma um pouco diferente do padrão, a suspeita principal pode indicar uma falha na tela ou mesmo BGA .


Conforme o constatado acima, o mesmo estava ligando e realmente se apresentava com imagem estranha. Após este teste, desmontei o painel e observei o inverter e o mesmo estava com tensões normais (ver principio básico) o teste confirma seu correto funcionamento tensões padrões.


Retirei a tela e verifiquei as conexões do cabo flat e na lateral esquerda observa-se uma "emenda de fábrica" do painel de chips acopladores do LCD(sem comentários). Em geral, não é propriamente um problema grave, mas torna mais frágil esta parte da tela.(um toque a imagem aparece/desaparece).


Deixando de lado (temporariamente) a "emenda", passemos a analisar o conector onboard, que encaixa o cabo flat, este costuma ficar com sujeiras que impedem o seu correto funcionamento.


Após efetuar uma limpeza dos terminais e cabo flat, o mesmo voltou a funcionar, mas com imagem intermitente, de cor branca.


Não satisfeito com o resultado, coloquei uma tela nova e o resultado foi o esperado, ou seja, a imagem ficou perfeita. Então o mal contato, estava na "emenda de fábrica".



O Recuso BGA exemplos

Em sua grande maioria, quando o video está "morto" o problema está no chipset gráfico, que infelizmente em casos extremos, não é passivel de reparo,


O cliente leigo

Nem sempre o cliente consegue entender que não é uma simples ressolda, pois isto está além do seu conhecimento rudimentar técnico. Certa vez , para comprovar o fato, coloquei o notebook (modelo similar,um HP) na bancada e o cliente atento ao meu lado observou todo o procedimento da estação de retrabaho.


Durante alguns minutos, na mesa de "operação", Conforme o prognóstico, o Notebook "reviveu" e o cliente abriu um sorriso e agradeceu por conseguir ligar o Notebook e efetuar o login em sua conta, acessando seus dados criptografados. Não efetuo atualmente, este serviço, por ser muito passivel de instabilidade e retrocesso.



créditos:
bynelsinho
imagens acervo próprio
outras imagens ilustrativas (reparo dv6000 séries BGA) Meu acervo.


Compartilhe e divulgue o Blog NoteBrasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...