sexta-feira, 27 de julho de 2012

Reparando Notebook CCE W55/W98c



Olá amigos do blog NoteBrasil, estou de volta depois de uma semana muito corrida, Hoje novamente com mais uma dica "real" de reparo. Digo real pois, são fatos que acontecem no meu cotidiano técnico e quando tenho tempo , sempre posto uma novidade para vocês. A diferença da postagem agora que não colocarei mais o preço do reparo, atendendo a pedidos de colegas e empresas que tercerizo. Vamos a dica de hoje!


Na bancada um velho conhecido e misterioso Notebook CCE W55/W98c na verdade são os mesmos e a webcan/cpu é unica diferença entre eles. O sintoma comum é não ligar por nada, você coloca o cabo da fonte e parece que está morto. Também pode ocorrer em alguns modelos de entrar em curto e desarmar a fonte ou mesmo queimar.


Observe que o diodo de proteção do regulador de tensão da placa-mãe pode apresentar fuga e entrar parcialmente em curto ou totalmente fechado, em nenhum caso até hoje "aberto", mas recomendo que levante uns dos terminais de contato para aferir suas propriedades tecnicas se estão dentro do padrão, pois o diodo em curto pode levar o notebook a comprometer os demais componentes do circuito.


Na parte inferior da placa mãe se encontram os principais reguladores de tensão e estão alinhados em 4 unidades e diodos de proteção também. Recomendo depois da primeira etapa passar a verificar este diodo e depois testar estes 4 reguladores de forma padrão.


Em vários casos o defeito pode ser simples, neste caso os diodos de proteção estavam bons e os 4 reguladores também, o mesmo a fonte externa mandando 19v atravéis do conector da placa-mãe e nenhuma trilha partida ou interrupção da tensão, mas as mesmas morriam antes do regulador e não ligava.


A solução foi retirar a solda que as vezes "é mal feita" pela fabrica e colocar a boa e velha solda de chumbo. Ao resoldar estes dois terminais de contato da interfaca superior com a inferior o notebook ligou normalmente.


Descoberto o "mal contato" efetuado uma nova ressolda e limpeza da cooler o mesmo já estava perfeito para voltar as atividades. Sempre recomendo efetuar uma limpeza na cooler e adicionar ou renovar pasta térmica neste equipamento.



créditos;
bynelsinho
imagens acervo próprio
conteúdo exclusivo Blog Notebrasil
outras web/CCE
-------------------------------------------------

Compartilhe ajude a melhorar Nosso trabalho.

A dica foi util? marque a caixa de seleção abaixo;

4 comentários:

  1. amigo tenho um desse parado aqui quais diodos posso usa pra substituir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Retire de uma sucata igual ou coloca um diodo de outra placa-mãe. Não se preocupe, pois o diodo em questão é uma segurança do circuito.

      Se não estiver em curto, passe para etapa 2 onde estão os 4 eguladores abaixo da placa mãe e finalmente os pontos críticos ilustrados na foto.

      Não acredite nos seus olhos, ao observar esta solda, pois os mesmo possuem resistência interna e impedem o circuito de ligar, refaça as soldas deste ponto!!!

      em alguns casos o conector pode está com trilhas partidas, reconfira...

      Excluir
  2. o transistor amp 3009n estar em curto como posso substitui por outro

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...