terça-feira, 6 de dezembro de 2011

REPARO MONITOR FLATRON L1753T-BF

LG L1753T-BF 17IN LCD Black 1280X1024 5MS 1280X1024 2000:1 300CD/M2 VGA DVI-D F-ENGINE Monitor

Olá amigos, se passaram 10 dias depois da postagem anterior e hoje tenho uma nova dica para vocês. Na minha bancada estou com MONITOR FLATRON L1753T-BF, que está visivelmente bem sujo e apresenta problemas de perder imagem após 10 minutos ligado. Está dica pode servir também para diversos equipamentos com o mesmo sintoma.

placa Xbox 360 quantidade de capcitores sujeito aao problema

Mas antes da dicas vamos explicar oque é um capacitor eletrolitico

A composição Interna de um capacitor eletrolítico é feito por duas folhas de alumínio, isoladas por uma camada de óxido de alumínio, enroladas e embebidas num eletrólito líquido (no qual é composto de ácido bórico, ou borato de sódio), que com o tempo de uso acaba evaporando. Mesmo o capacitor sendo hermeticamente selado, devido seu uso a pressão interna , faz com que ele fique estufado. Neste ponto o sinal é visível de que o capacitor está no final de sua vida útil.


Mas nem sempre ficam estufados, Em alguns casos, o eletrólito pode vazar, e danificar outros componentes ao seu redor, piorando ainda mais a vida útil do seu equipamento e ou criando problemas intermitentes. Na foto abaixo um capacitor aparentemente em bom estado, mas sem condições de uso, pois suas propriedades elétricas foram perdidas. A temperatura deve ficar em torno dos 35°C para evitar problemas de instabilidade, com apenas mais 10ºC chegando aos 45°C a vida útil dos capacitores, principalmentes os comuns de baixa qualidade estão em risco. Em uma outra oportunidade explicarei sobre o capacitores de estado sólido.



Agora vamos á dica de reparo deste monitor LG L1753T-BF;

O equipamento sempre ficava sem imagem depois de um tempo, e ao chegar na oficina percebi que também estava sujo. A sujeira e poeira dentro do equipamento , já comprometem em muito a vida útil do monitor, pois os mesmos não tem uma ventilação adequada e ninguém leva o equipamnto para autorizada ou loja de reparo sem ter problemas, não há costume da manutenção preventiva, somente depois de ocorrido o problema que se busca a solução.


Ao abrir o equipamento já verifiquei tudo ressecado e prejudicado el ocalor e poeira, removi a placa da fonte e deixei para fazer limpeza depois a oterminar o serviço. Com a placa na minha bancada verifiquei 4 eletroliticos estufados e outros sem alteração de formato, mas com suas propriedades elétricas perdidas.


Neste casos é altamente recomendável substiuir todos os capacitores por outros de melhor qualidade e capacitância similares. Se tratando de fonte sempre bom observar as soldas e trilhas das mesmas. Em alguns casos podem está comprometidas e necessiitam de ressoldas.


Após trocar todos os capacitores da fonte e efetuar ressolda na placa, tudo voltou a funcionar perfeitamente e o monitor está em teste na bancada. Não ocorrendo nenum outro problema o mesmo será limpo e remontado para devolver ao cliente.



Neste caso específico, somente os capacitores e uma pequena "solda fria" estavam dificultando o funcionamento correto do equipamento, tendo em vista que o problema foi em decorrência do calor em excesso e poeira acumulado ao longo do tempo. O serviço geralmente fica em R$100,00 e a garantia é de 90 dias




créditos:
bynelsinho
http://NoteBrasil.blogspot.com
imagens próprias e uma da web
apoio Blog Nosso-Mundo
http://bynelsinho.blogspot.com

7 comentários:

  1. bom dia estou com o mesmo monitor em minha bancada o problema é que alguém fez a troca dos capacitores por outros com que aparentemente nao correspondem ao circuito original sera que vc teria o esquema eletrico deste monitor ou saberia me dizer quais os valores dos capacitores
    c203
    c207
    c208
    c209
    c103
    c105
    oBrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, obrigado por acessar o Blog NoteBrasil. Quanto aos capacitores não me lembro e neste momento, não tenho o diagrama. Hoje faz exatamente um ano que efetuei reparo neste monitor.

      Assim que achar o esquema publico para você.

      veja estes links se ajuda:

      http://www.4shared.com/file/51192390/acfbea/FAN7601_OZL68GN_-_L1752S_L1952S.html

      http://www.4shared.com/photo/lVC0eO0_/FAN7601_LIEN_CHANG_AI-0066_L17.html

      Excluir
  2. estou com um desses na mnha bancada ele liga mais a tela fica toda branca não tem imagem de video o q pode ser? obrigado. alex azevedo, fortaleza, ce

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex... geralmente isso é placa lógica e ou problemas no próprio lvds do lcd. O interessante seria ter outra placa lógica para efetuar um teste mais completo.
      Verifique as tensões da placa da fonte e capacitores.Se estiver tudo okay desconfie da famigerada placa lógica...

      Excluir
  3. Boa noite amigo, estou com um problema em um monitor que esta em minha bancada, ele é um LG Flatron l1753t-sf, ele esta com a tela tremula, mas ela so fica assim quando eu encaixo o cabo vga e aparece a imagem, quando eu tiro o cabo ele fica com a telinha sem sinal mas fica normal, espero que possa me ajudar grato

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo tenho um monitor da LG, Flatron....ele não está ligando...mas se fico um tempo sem usar ele volta a funcionar, só que só uma vez....ai fica uma semana desligado aí volta de novo só por uma ligada. O que será isso?

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo tenho um monitor da LG, Flatron....ele não está ligando...mas se fico um tempo sem usar ele volta a funcionar, só que só uma vez....ai fica uma semana desligado aí volta de novo só por uma ligada. O que será isso?

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...