quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Reparando Samsung RV411




Olá amigos do blog NoteBrasil, estou de volta e com com u mreparo semelhante da postagem anterior. a diferença que este trocaremos o conector do "jacpower" ou simplesmmente conector interno da placa-mãe. Na oficina o equipamento deu entrada com o seguinte parecer; o equipamento está faíscando e pegou fogo no conector do Notebook.


Realmente observando lateralmente, verifiquei que era bem grave este fato. Também percebi que o teclado não havia 2 teclas e restava saber se o equipamento estava ligando "modo bateria" e se o teclado apesar da ausência das teclas estava operante.


Antes de desmontar o equipamento, alerto para o fato deste modelo ser bem chato efetuar uma simples troca de teclado e outros serviços comuns. Na verdade não tem jeito ,tem que desmontar tudo e retirar a placa-mãe para analisar o "estrago no conector".


Com a placa-mãe em mãos percebi que realmente o pior era somente sua parte externa do conector e que o fogo relatado pelo cliente não danificou a placa-mãe. Observe que a causa provavel, ocorreu pelo fato do equipamento exigir uma demanda de energia (Ampéres) e o conector não está bem acoplado com o outro da fonte de alimentação. Adaptadores ou mesmo a fonte original devem estar bem firmes e sem "folgas".


Utilizando uma estação de retrabalho padrão ESD-850 e uma temperatura favorável é possível remover o conector danificado sem estragar ou marcar á placa-mãe (MOBO). Os furos devem está bem limpos e visíveis para receber o novo conector. Se preferir pode utilizar o bom e velho HICARI no lugar da estação de retrabalho, mas deve ter atenção para não borrar ou causar mais problemas.


Após a ressolda do novo conector e limpeza do local, resta conferir o serviço com uma inspeção visual e ligar todos os cabos eflats na MOBO. estando tudo ok efetuamos um teste básico no power e conector "jacpower".


Repare que neste caso não efetuamos um recondicionamento do conector, foi trocado por um novo.


Com o equipamento parcialmente montado, chega a hora de testar todo o conjunto e verificar se a bateria está recarregando e se o som está ok, assim como tela e touth pad/ teclado. Não é demais lembrar, que este teste serve para conferir se tudo está "conectado internamente". Existe casos que vários técnicos se esquecem de plugar os conectores do touth e do som.


Agora tudo funcionando, podemos concluir o fechamento definitivo do equipamento e partir para os demais problemas se houver, no caso "softwares" sistema ou reinstalação de drivers.


Se o teclado estiver com teclas faltando, mas ainda funcional, você pode arrumar ou encomendar no mercado livre, somente as teclas que desejar. Na média 10,00 reias por tecla e montar no painel do mesmo. A montagem é simples e requer somente um pouco de lógica e paciencia. Pois os eixos dos amortecedores e fixadores das teclas em geral, fazem um X na base e travam com a tecla correspondente, tudo com uma pequena pressão.





créditos:

bynelsinho

imagens acervo próprio Blog NoteBrasil

Notebrasil.blogspot.com.br







52 comentários:

  1. Ola meu nome e silvana preciso de uma orientacao se possivel,.tenho um not da samsung rv 411 3 giga e500 de hd tive um problema parecido com esse onde veio a queimar duas fontes por prblemas no conector levei em uma loja que faz reparos e o tecnico me informou que a placa mae esta perfeita mas que por causa do conector com defeito e nao poder trocar so o.conector que teria q trocar a placa mae junto nao entendi ja que vi que vc fez a troca do conector sem a troca da placa mae vc pode por favor me orientar pelo.meu email agradeco meu email e silvanaapchavari@hotmail.com me ajude por favor obrigada

    ResponderExcluir
  2. Ola meu nome e silvana preciso de uma orientacao se possivel,.tenho um not da samsung rv 411 3 giga e500 de hd tive um problema parecido com esse onde veio a queimar duas fontes por prblemas no conector levei em uma loja que faz reparos e o tecnico me informou que a placa mae esta perfeita mas que por causa do conector com defeito e nao poder trocar so o.conector que teria q trocar a placa mae junto nao entendi ja que vi que vc fez a troca do conector sem a troca da placa mae vc pode por favor me orientar pelo.meu email agradeco meu email e silvanaapchavari@hotmail.com me ajude por favor obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,obrigado por acessar o blog NoteBrasil. Agradeço sua pergunta e adiantando á resposta geralmente nã oprecisa trocar á placa-mãe, somente se estiver muit odanificada. Estarei entrando em contato com voce, para maiores detalhes em breve.

      Divulgue e compartilhe o blog Notebrasil nas redes sociais...

      Excluir
  3. Ola sou eu denovo silvana.como te disse o rapaz me disse que o problema ta no conector e que a placa mae esta perfeita mas por ser o conector acoplado com a placa tem que trocar tudo como pode isso se vc fez a troca do conector da mesma marca que o meu,ele quer me cobrar 790 reais pra trocar me ajuda sera que devo levar em outro tecnico pra ter outra avaliaçao obrigada aguardo retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cadastrei seu email e estarei entrando hoje ou amanhã em contato com você. Este serviço ficará mais em conta. me manda foto da sua placa-mãe pelo o email do blog que você tem.

      até breve.

      Excluir
  4. But aside from the cost, you also need to consider other aspects that may be crucial to the tablet's functionality. It is an exciting time in the home inspection industry with technology now playing such an important role. Other methods to discover goods to sell or to narrow down your search include the e - Bay website itself, searching through Completed Listings is a fantastic way to discover what is selling in any category, and other online selling websites such as Amazon.

    Also visit my site :: tablets samsung mercado livre

    ResponderExcluir
  5. Quando o seu computador tablet coordena com seu toque, uma unidade traduz para processador tomar
    ação necessária . No entanto, um tablet PC com capacidade de memória superior, também é facilmente disponível, se você sentir que
    você precisa de suas necessidades profissionais pedem .
    Na verdade, eles nem sequer rodar em processadores x86 que os computadores normais
    usam .

    my web site; mercado livre celulares tablet

    ResponderExcluir
  6. Ola camarada

    Parabéns pelo blog

    Comprei uma nova placa-mãe para o rv411, fiz a substituição legalzinho, a placa liga.. mas não sai disto....tem algum jumper que devo alterar nas placas novas? Está tudo no seu devido lugar sem nada solto.

    Troquei a placa-mãe pois o conector da fonte foi pro espaço e o pessoal da autorizada queria me cobrar R$ 900 para trocar a placa toda. Eu comprei uma nova por R$ 350.

    Abs

    Peterson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por acessar o Blog NoteBrasil, quanto sua pergunta, nã osei exatamente como voce ligou ou oque faltou fazer, este serviço é simples...

      observe os slots dos cnc e encaixe todos e seus respectivos locais e pronto. Talvez voce tenha deixado de ligar o extensor do cabo do HD ( cabinho preto com conector), veja na foto acima do blog...

      Em relação ao preço está muito bom para uma placa mãe nova!!!

      Lembre-se que este modelo RV-411 tem variação de modelo;

      Placa Mãe Notebook Samsung Rv 411

      NP-RV411-AD2BR
      NP-RV411-AD3BR
      NP-RV411-AD4BR
      NP-RV411-AD5BR
      NP-RV411-AD7BR
      NP-RV411-BD3BR
      NP-RV411-BD4BR
      NP-RV411-BD5BR

      Revise suas ligações na carcaça, refaça tudo de novo do zero, desmonte e monte novamente !!!

      abraços...

      Excluir
  7. Oi! Você é do RJ?
    Estou com o mesmo problema em meu notebook...
    Me cobraram 450 reais para esse serviço.
    É isso mesmo? Ou é mais em conta?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Seja Bem vindo ao Blog NoteBrasil, Quanto sua pergunta é SIM, Moro no Rio de Janeiro e sou Carioca da Gema... rsss

      O Preço oscila bastante, depende de muitos fatores, mas no seu caso, está bem caro, fica mais em conta sim.

      Abraços e volte Sempre!!!

      Excluir
  8. Olá estou dando a mesma manutenção em um mesmo notebook, tenho problemas na retirada da solda, não sei se o problema seria no ferro de solda, mas poderia me dar uma dica para a retirada de componentes de placas mãe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo Roberto, Seja bem vindo ao Blog NoteBrasil, quanto sua dúvida é realmente complicado fazer isso no ferro de solda, requer habilidade e material apropriado. Existe no mercado(Federal-Comp) o fluxo de solda em pasta, que ajuda a diluir esta solda da placa mãe e facilita bastante para o ferro de solda.

      Porque está difícil você fazer?
      A resposta meu caro leitor, está no tipo de solda que é aplicado á placa-mãe deste Notebook, ela não leva chumbo e por isso não é tão maleável e fácil de remover.

      Normalmente utilizo uma estação de Retrabalho ESD-850 ou outras similares que tenho por aqui, depende muito do tipo de serviço e como é á vapor não suja e borra a solda.

      abraços!!

      Excluir
  9. Olá amigo, me tira uma dúvida! O meu note sansung RV411 de repente ficou com a tela toda manchada e não consigo usar mais. Liguei o cabo HDMI na minha TV e nele e mesmo ele estando ligado a TV informava que o mesmo estava sem sinal. Será que o defeito é na placa de vídeo integrada à placa-mãe ou na tela de LCD? Vale a pena comprar outra placa? E o LCD vale a pena trocar se for o caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigado pelo comentário, quanto ao problema, voce teria de desmontar a tela e arrumar uma outra para efetuar um teste mais detalhado....

      O HDMI precisa está instalado e ativo, execute desta forma o procedimento...

      deixa a tv ligada no HDMI 1 exemplo e plug o cabo no notebook agora ligue o equipamento a tela deve piscar e reconhecer o pedido externo de saida HDMI plug in play...

      caso contrario ative no botão FN e alterne entre tela onboard e tela externa...

      SE o problema persistir pode haver um defeito no chip, mas é dificil isso ocorrer no RV-411 acontece muito com o R440...

      Se o problema for tela e mobo não vale apena....

      boa sorte

      Excluir
    2. Fiz o procedimento que vc indicou e funcionou. A imagem só aparece na tv e no lcd do note fica tudo borrado. Compensa trocar o LCD?

      Excluir
    3. Olá obrigado pelo retorno, fico feliz de ter ajudado, quanto a tela na verdade compensa sim... aqui no Rio de janeiro esta tela de led 14wxga custa e mmédia para mim... 180,00 se voce pesquisar pode achar mais em conta...

      boa sorte e compartilhe o Blog NoteBrasil !

      Excluir
  10. tenho um rv411 ele quiemou a placa, comprei uma outra que é a do rv415 e a diferença e que a placa power e diferente,tem como eu adaptar essa plaquinha no rv415??

    ResponderExcluir
  11. Vc trabalha em alguma loja no rj?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá respondendo sua pergunta, a loja que presto serviço fica em Itaboraí e também tem uma outra muito boa que faço serviço é IGF Informática em São Cristovão RJ...

      Excluir
  12. você teria o esquema elétrico da placa mãe do nootbook samsung Modelo RV411-AD2BR.

    ResponderExcluir
  13. Onde encontro este conector do "jacpower" ? Sou do Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no mercado livre 17 reais...

      Excluir
    2. Amigo.meu rv 411 parou de carregar e nao liga. Minha fonte estava com fio descascando mas nao entrou em curto. A luz da bateria ficava verde e quando colocava no notebook passava a piscar junto com o led do aparelho. Comprei outra fonte nova e original com as mesmas especificações e o problema continuou.
      Lavei para o tecnico q disse q a placa mae tava queimada q nao compensa consertar.
      Mas eu acho que é somente o jack.
      Da pra dar uma orientaçao? Também sou do rio.
      Meu email é adml4@live.com.
      Meu nome é andré.
      Obrigado pela atenção dispensada.

      Excluir
  14. Boa tarde, estou precisando do arquivo da bios, teria como upar? Obg.

    ResponderExcluir
  15. ola boa tarde me chamo Anderson Barbosa estou com um rv411 que liga os leds eo cooler mais nao da video esta esquentando o processador mais nao da video de forma alguma poderia me dar uma orientação de como preoceder sou novo em conserto de note e estou quebrando a cabeça obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá remova e substitua a BIOS no mercado livre você compra por 25,00 (já programada)

      importante:

      o notebook RV-411 não é universal, tem de verificar todas as nomenclaturas para adquirir á BIOS, do mesmo modelo.

      Excluir
  16. poxa amigo obrigada por suas dicas acho que vc e o único que da dicas tão esclarecedoras espero seu retorno obrigada

    ResponderExcluir
  17. fico feliz por te encontrado seu blog.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber se vc tem o esquema da placa do not positivo rv411,pois naõ consigo encontrar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fica difícil sem saber o modelo da MOBO... o RV411 é apenas a serie existe uns 18 modelos e variações do equipamento! tem certeza que é positivo? não seria Samsung?

      Excluir
  19. Boa noite excelente seu blog, gostaria de uma informação, estou com um Samsung RV411 que não dava vídeo no display só no monitor troquei o cabo flat mas não adiantou o monitor só pisca mas não acende!

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite, me deparei com seu blog a procura de solução para placa mãe do RV415 (Samsung), que o cliente ligou uma fonte com polarização invertida, tem alguma dica, ou mesmo se VC faz esse reparo, sou tbm do Rio, agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim faço o reparo pode levar na loja infinityX em São Cristóvão numero 575A
      seu problema está nos reguladores de tensão e podeocasionar também defeito na BIOS...
      grato...

      Excluir
  21. Boa noite, estou precisando de uma ajuda. Eu tenho um RV411-CD4BR. Do nada ela apagou e agora não quer mais ligar. Coloco ele ligado na bateria e não acende nem a luz que indica o carregamento. O que poderá estar acontecendo. Desde já agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu problema pode está na BIOS e ou algum outro problema, nos reguladores, somente analisando para te dar uma resposta correta...

      Excluir
  22. Oi, boa noite. Tenho um sansung rv411 ad6br e após formata-lo eu nao consigo mais controlar o brilho da tela pela tecla fn e setas e tb nao consigo mais dar o zoom de pinça( polegar e indicador) nas fotos usando o touchpad. Poderia me dar uma orientação. Grato

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde! Estou com um RV411-AD3BR e o mesmo esta esquentando na parte aonde fica o hd. É normal esse aquecimento?

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde! Estou com um RV411-AD3BR e o mesmo esta esquentando na parte aonde fica o hd. É normal esse aquecimento?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. o meu notbook samsung rv411 ao ligar simula formatação direto nem informa a opção cd dvd ,ja tentei f4 também não da certo fui no sit samsumg executei comandos e nada em cabo frio não tem autorizada tem como reseta-lo

    ResponderExcluir
  27. Olá tenho um rv 415 e tá sem som, já instalei todos os drivers e nada, até as caixinhas internas e nada

    ResponderExcluir
  28. Ola boa noite o meu notebook rv 411 ele liga permanece 25 a 30 minutos em uso e derrepe te desliga e apertando o power volta a ligar vc pode me ajudar o meu email é robson2006_sbo@hotmail. Com

    ResponderExcluir
  29. olá tenho um notebook samsung rv411 socket rPGA 989 processador i5 m450 2,40 ghz e estou tentando trocar o processador por um i5 2450m 2,5ghz, fix a troca certinho encaixe perfeito só que o problema e que ele só liga o led de power. O que pode ter dado errado?

    ResponderExcluir
  30. Bom dia. Acho que o processador Intel Core i5 2450M, não é compatível com o soquete rPGA. Isso já aconteceu comigo, não pesquisei como deveria antes de tentar fazer o upgrate. Espero ter podido ajudar. Boa sorte. Arnaldo.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. boa tarde meu not Samsung rv411 liga normal mas nao carrega a bateria

    ResponderExcluir
  33. Olá amigo! Ótimo blog, muito esclarecedor. Preciso tirar uma dúvida. Estou com um Samsung RV415 na bancada, ele liga, carrega sistema e entra BIOS normalmente, mas não acende os leds da tela em nenhum momento. Dá para ver as imagens na tela com o uso de uma lanterna, mas a mesma está escura, sem acender os leds de iluminação. testei plugando pela VGA e HDMI funciona bem, mas na tela a mesma não acende os leds. Testei a tela em outro Notebook,a mesma acende normalmente. Testei outra tela nesse Notebook e o mesmo sintoma. O que poderia ser? Já passou por algo parecido? Agradeço se puder ajudar. Abraço.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde amigo, vc teria como me ajudar, o sistema operacional não consegue carregar, no meu notebook samsung NP-RV411-CD4BR vc teria alguma sugestão desse defeito

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde! Parabéns pelo blog. Estou com um rv411 na bancada com placa jinmao-L
    Rev: 1.0(101125)-4
    O que ocorre é o seguinte: Ao conectar a fonte, o led da mesma e o do power, piscam (pulsando). Nada aquece. Troquei o mosfet de entrada 4432gm, pois,estava com uma bolha (tipo por calor excessivo. Antes de fazer essa troca, o led da fonte apagava (modo proteção). Estou desconfiado de dois mosfets (0803gmt e 92u03gmt) mais o capacitor 330 uf. O problema é que não tenho desses mosfets. Os que possuo são de amperagem mais baixa. Lembrando que nada aquece. Ja viu esse defeito? De antemão agradeço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...