sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Reparando Nobreak SMS 600va e outros...





Olá Amigos do Blog NoteBrasil, estou de volta depois de um feriadão de carnaval e hoje com mais uma dica de reparo bem simples. Na verdade nobreak´s de baixa potência de até 1400va ou 1,4KVA são simples e dispensam uma manutenção mais severa.



Hoje na bancada tenho um nobreak SMS 600Va muito utilizado por clientes e de baixo custo. Este equipamento deu entrada na minha oficina com o seguinte problema; " liga e desliga em seguida as vezes apita."



Na maioria destes casos o problema é somente Bateria descarregada ou com vida útil já no fim. Desmontando o equipamento podemos comprovar este fato e verificar se existe mais algum problema. Observe que neste caso o equipamento está repleto de sujeira e com sinais de líquidos ou produtos químicos.



Neste caso é altamente recomendável , Efetuar uma limpeza na placa lógica, por que produtos químicos e sujeira podem impedir os circuitos eletrônicos de funcionar corretamente. Observe que nesta situação as soldas "frias" estão mais suscetíveis a aparecer e causar danos ao equipamento.



Depois de efetuada a limpeza , devemos observar se realmente os contatos do conector do transformador (trafo)e ou relês estão dentro do padrão. Não podem estar com solda rachada ou sem brilho.



Neste momento podemos testar a bateria e ou observar sua data de fabricação impressos no seu corpo ou com códigos técnicos padrões ( isso ajuda a determinar sua substituição ou não). No geral baterias com mais de uma ano de uso devem ser substituídas por outras equivalentes neste caso 12v 7A.



Efetuada a troca da bateria e conferida as tensões do regulador de tensão 13.1v á 13.8v no caso de nobreak com alimentação 12v ( 24v/48v explicarei em outra oportunidade) está tudo dentro do padrão. Podemos acionar o interruptor "fora da tomada" e verificar a luz piloto de funcionamento ou display se o mesmo possuir. Neste caso é vermelha sem tensões de A/C.



Com tudo ok e sabendo que abateria nova precisa de recarga de pelo menos 6 ou 12 horas, não podemos forçar á saída com cargas elevadas fora da rede A/C. Neste ponto podemos ligar na tomada e verificar o led piloto se está tudo ok ( cor verde) neste exemplo.



Com uma carga de pelo menos 70% , você pode utilizar uma lâmpada de filamento para efetuar um breve teste de "carga fantasma" não indutiva. Na bancada tenho diversas lâmpadas ou equipamentos resistivos de potência não linear. Neste exemplo utilizei 200watts 127v. Desligue da tomada com a lâmpada plugada na saída do nobreak e verifique se "a carga fantasma" aciona. Dependendo do nobreak com circuitos de auto-changer , pequenas cargas 40wats, não acionam o circuito oscilador e o inversor.





Créditos:

bynelsinho

Fotos; Acervo exclusivo do Blog NoteBrasil

compartilhe: www.notebrasil.blogspot.com.br









17 comentários:

  1. Tenho aqui um nobreak SMS 600Va, o problema dele e que quando ele esta na rede, tento desligar ele pelo interruptor e não desliga somente desliga quando puxado da energia, abri ele constatei que a bateria o cabo de polo negativo estava queimado, mas mesmo assim sem bateria ele tem o mesmo diagnostico so desliga puxando da tomada. ajuda ai

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu sinistro seu diagnóstico? a chave do equipamento é a mesma deste que está na postagem? como você consegue ligar se a chave não desliga?

    vamos por parte faça um teste na saída do regulador "cabos vermelho e preto " se ma bateria e ligado na tomada deve está com 13.8v +ou- agora retire da tomada e removas o painel do equipamento. faça um teste simples de contato na chave liga e desliga com o multímetro na escala de continuidade! "fora da bateria e energia" veja que o problema pode está no cabo que liga da placa lógica á placa do power (botão). Também já peguei solda fria nos terminais qe fixam o cabo de comando do botão power. plug a bateria e feche contato com o botão power e se for o caso siga o cabo e faça isso na placa lógica onde está soldado os terminais de controle do power e led.

    este modelo é simples e geralmente cabos solda fria e botão podem está ruim...

    ResponderExcluir
  3. ola amigo tenho nobreak sms 600va que nao liga não da sinal de nada

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Amigo, tenho um SMS 1400 VA +, O PROBLEMA É QUE AO LIGA-LO ELE EMITE SOM E FICA PISCANDO TANTO A LUZ VERDE QUANTO A VERMELHA, MUITO RÁPIDO, DEPOIS DE UM TEMPO LIGADO ELE FAZ UM BARULHO COMO SE LIGASSE ALGO LÁ DENTRO E O ALARME PARA, E A LUZ VERDE FICA ACESA, MAIS SE TIRA-LO DA TOMADA ELE APAGA COMPLETAMENTE, SERIA A BATERIA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seja bem vindo ao Blog NoteBrasil....

      quanto á sua pergunta, pode ser sim a bateria, todas as características descritas afirmam esta hipótese...

      Seria bom limpar também a placa-lógica e contatos da nova bateria....

      Excluir
  8. Ola to com um net station 600va que esta largando 9.4 +ou- , isto é não esta carregando a bateria oque pode ser?????

    ResponderExcluir
  9. Olá, tenho um sms 600 que a bateria não aguentava nem cinco segundos, então troquei a bateria, mas agora quando ligo apita continuamento com luz vermelha na tomada ou fora da tomada. só fica verde se eu ligar fora da tomada (aí ele apita) e ligar a tomada (aí ele fica verde e fica quieto). O que tem de errado?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amigos,

    Nobreak 1.500w Force Line fica apitando direto (piiiiiiiiiii.....)
    O que pode ser?
    Obrigado pelas ajudas.

    ResponderExcluir
  11. boa tarde ,estou com um nobreak 700va reagtech que nao da nenhum sinal de vida, quando plugo na tomada media bateria ta com 3,64 volts? o que pode ser tem uma dica pra me dar muito obrigado

    ResponderExcluir
  12. Bom dia !! Quando desligo o Nobreak da tomada e deixo ele pela bateria, qual é a tensao de saida ? Pq quando esta ligado tem na saida 118v e quando tiro da tomada e fica pela bateria, a saida tem 90v. é correto ?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Muito bom este post. Tenho um nobreak SMS 600va que fica com o led piscando e apitando e não está funcionando. Lendo o seu post estou achando que o problema deve ser a bateria que já está com mais de 5 anos.

    ResponderExcluir
  15. Fiz um teste no nobreak SMS 600va substituindo a bateria por uma fonte 12vdc e constatei que o problema não era a bateria e sim uns relês que ficam na placa do nobreak. Eles apresentam mau funcionamento e não deixam o nobreak ligar. Cheguei a conclusão que o nobreak já era.

    ResponderExcluir
  16. Ola estou com o nobreak igual a este mas o meu não da sinal e vida,o que faço para ele no minimo acender as luzes

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...