domingo, 8 de julho de 2012

Reparando o Monitor LG W1943c



Olá Amigos do Blog NoteBrasil, bem esta semana como sempre fico atarefado com atividades da empresa e tercerização de serviços que faço todo dia, mas estou aqui com mais uma publicação interessante (diria incrível)do Monitor LG W1943c. Este equipamento chegou em minha bancada com o sintoma de ligar e perder imagem logo em seguida. Não é muito comum neste modelo, isso é mais característico nos monitores Samsungs.


Durante o teste e confirmação do problema, chegou a hora de ver o equipamento mais a fundo, diria bem afundo. Uma dica interessante se você não tem muita experiência em abrir este equipamento, começe pelas extremidades superiores e destrave com as mãos e um objeto não cortante em 3 passos; primeiro tire com uma espátula de plástico rígido as quinas do painel.


Em seguida (segundo passo) alavancando com os dedos sem arranhar o equipamento retire o painel superior e destrave o painel inferior começando pelos cantos e terminando no centro.


No final somente restam á carcaça sem a tela e completamente livre para se trabalhar a placa lógica, pois á fonte é externa e dificilmente apresenta problemas e se apresentar é muito fácil arrumar uma genérica com tensões iguais e substituí-la.


Então com tudo desmontado, temos acesso a placa e uma análise básica visual não identificou qualquer problema operacional, porém o monitor com as tensões corretas e nenhuma avalia interna continuava não funcionando corretamente.


Com uma lupa e inspeção mais detalha, observei sinais de líquido em baixo do trafo de alta do inverter, já que o mesmo apresentava resistência compatível com sua função e tensões normais na entrada, mas á saída da lâmpada de plasma da tela acendia e apagava.


Suspeito poderia ser o chip, controlador do inverter, mas interessante que portas lógicas de trabalho estavam ativando nível 1 e desativando nível 0, mas o inverter não segurava nada ( como se as lâmpadas estivessem cansadas, fracas). Com um limpa contato (apropriado)+ Soprador térmico em cima do "TRAFO", durante alguns minutos, cristalizaram todo o líquido ( havia resto de sódio e outros possíveis condutores elétricos) com uma boa escovada com produtos anti-corrosivos o monitor parou der desligar e ficou na bancada funcionando por 6 horas até o fim do expediente.


No final de 3 dias utilizando em bancada, o LG W1943c, estava liberado as suas atividades com ótimo brilho e em perfeito estado. Tudo sem trocar nenhuma peça!!! todo o serviço custou ao cliente R$110,00( nunca dúvide do impossível) a causa mais tarde revelada do problema, foi borrifadas de produtos toxícos para insetos nas plantas ao redor da mesa do monitor...(acredite se quiser) daria até um programa de tv.. huaahuaaa!!!!


Créditos;
bynelsinho
imagens Acervo Próprio

52 comentários:

  1. quais sao os valores dos capacitores azuis

    ResponderExcluir
  2. Amigo estou com um problema parecido porem depois de um tempo o monitor fica reiniciando e começa a feder queimado a placa creio que é o intergado com a nomeclatura 4555 ou 4500 que é responsavel para regularizar e distribuir as tensões e gostaria de saber se existe alguma solução pois não achei esse integrado para comprar desde ja agradeço pelas respostas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá seja bem vindo ao Blog NoteBrasil, desculpe á demora...

      quanto ao integrado APM4550, acredito que não exista no Brasil, verefica na federalcomp ou tenta substituir por este;

      LSC4550 ou AOP610 .

      Eu se não me engano tive um problema com este integrado e retirei de uma sucata o CI 4051GSD ou AP4051GSD. O modelo é diferente, mas compativel ver se tem sucata ACER AL1717

      abraços...

      Excluir
  3. Amigo meu monitor LG Flatron w1943c quando ligo, a tela dele fica meio que piscando, depois de alguns segundos ele para. Acho que é depois que aquece.
    Que poderia ser? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá seu problema pode está no inverter e ou lampada da tela. Verifique as tensões da fonte e faça uma limpeza na placa-lógica.

      boa sorte !!!

      Excluir
  4. Ganhei um monitor exatamente com o mesmo problema, ele liga, mostra a imagem do pc normal e em seguida apaga e fica so o led do botão aceso. Porem a fonte dele é generica, acha que devo comprar uma original e fazer o procedimento do seu post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nola Ispita , seja bem vindo ao blog NoteBrasil, quanto sua duvida não precisa comprar outra fonte se a sua é genérica.

      Você deve ter certeza que esta fonte genérica joga tensão correta para o monitor. verifique amperes e volts... caso esteja incorreto passe para uma outra nova ou original.

      o defeito em questão deve está no inverter e ou capacitores de alta tensão envolta do inverter verificar.

      Também é importante observar se a imagem de alguma maneira aprece sem brilho, caso positivo verificar a tela.

      Excluir
  5. Olá,
    Estou com um monitor desse modelo que apresenta o seguinte sintoma: Ao ligar aparece rapidamente o logo da LG então ele desliga. Pressiona o botão de ligar, aparece rapidamente o logo e desliga novamente. Já troquei a fonte e continua o problema.
    Você pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  6. OLA AMIGO ESTOU COM UM MONITOR W1943 COM ESTE MESMO DEFEITO ELE LIGA E DESLIGA FONTE É AQUELA EXTERNA JA MEDIR ESTA 12 VOLTS NORMAL SERA QUE É NA PLACA DE INVERTER ...SE PUDER DA UMA DICA AGRADEÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, Seja bem vindo ao Blog NoteBrasil, Durante seu teste o monitor liga com imagem e logo seguida perde somente o brilho e a imagem fica lá longe no fundo da tela?

      Geralmente os vilões; inverter ou lampada ou mesmo capacitores de alta tensão.

      se tudo está certo nas tensões, pode haver um problema na lampada da tela.

      Ela cria uma certa oxidação e impede o contato das tensões do inverter para lampada.

      Se tiver uma outra lampada ou tela para fazer uma comparação com seu inverter seria legal, caso contrário verifica a base dos fios que vão dentro da tela do monitor.

      também é comum capacitores de alta tensão estarem com problemas ou fugas...

      boa sorte

      Excluir
  7. ola gente! peguei hoje ese defeito liga desliga com o logo LG desliga,,,lampada superior do lcd muito torrado o terminal da lampada o lado que liga o fio preto da lampada, com muito sacrificio consegui desmontar o lcd e recuperei a lampada lixei bem a ponta do terminal e errolei tres fiapo de fio cabinho e dei uma solda rapida porque e muito fraquinho o terminal. depos de muitos anos de uso. isso acontece com o monitor lg, e soldei o fio e pronto! ficou ótima boa sorte! VLADE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigado pelo retorno, realmente está acontecendo isso com diversos monitores...

      tendo habilidade a lampada volta á "reviver"

      compartilhe o blog NoteBrasil !!!

      Excluir
  8. Boa tarde, estou com um monitor LG W1943C que não liga nada. Na placa lógica está corroído e queimado o IC303. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Seja bem vindo ao Blog NoteBrasil.. quanto ao seu problema... é óbvio substituir o CI por outro igual .

      Muito importante também verificar as causas do ocorrido... como pode ter queimado? nas imediações analise os capacitores e demais circuitos...

      boa sorte!!!

      Excluir
  9. Ola boa tarde olha tenho um monitor desse e na minha placa liga aparece o logotipo da LG depois sem sinal e desliga e olhando a placa me parece que esquentou bastante e um resistor queimado olha alguém tem esse placa pra vender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Qual o resistor exatamnte está ruim? dependendo do problema alguns colegas por aqui podem ajudar e te passar o valor do resistor para eventual substituição..

      Importante lembrar, que o resistor é apenas um limitador de corrente do circuito se está torrado algum problema maior está ocorrendo. Verifique CI e toda a placa...

      No mercado livre você acha para comprar e talvez na Federalcomp...

      boa sorte!!!

      Excluir
  10. OLÁ, AMIGO... TENHO UM MONITOR W1943C E O IC303 ESTÁ QUEIMADO... UM AMIGO LIGOU EM FONTE COM CORRENTE ELEVADA E O QUEIMOU, DEPOIS ME DEU O MESMO... GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL CONSEGUIR PARA COMPRAR ESSE CI OU SE SERÁ DIFÍCIL, SE COMPENSA INVESTIR, SE TEM SUBSTITUTO FÁCIL PRA SER ENCONTRADO, ETC... DESDE JÁ AGRADEÇO A ATENÇÃO...

    ResponderExcluir
  11. ai fica dificil, afinal é a placa completa ou a lâmpada, pois meu monitor lg flatron w1943c tem o mesmo problema,

    ResponderExcluir
  12. boa tarde , meu monitor caiu é ficou com a bordas mancahadas o o qué devo fazer para que ele volte ao normal ! abraçoss
    paulo cesar.

    ResponderExcluir
  13. boa tarde , meu monitor caiu é ficou com a bordas mancahadas o o qué devo fazer para que ele volte ao normal ! abraçoss
    paulo cesar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou de volta depois de 40 dias... assuntos pessoais ....

      bom... se ainda estiver com o monitor...

      a tela está provavelmente ruim o interessante seria trocar a tela ou desmontar a mesma e remover as película manchadas e substituir por outras....

      abraços;

      Excluir
  14. o modelo w1943cv é identico a esse modele?
    ganhei um monitor que esta sem o ci 302 gostaria de saber que ci é este ..grato

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite!
    Tenho um monitor W1943C. Ao ligar aparece o logo LG e some, várias vezes. Ao abrir o monitor percebi que o Resitor R407 estava queimado. Pode informar o que pode ter acontecido e se trocando a placa ele voltará a funcionar normalmente?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá... lampada da tela com fuga ou a zinabre...

      excesso de corrente podem queimar o resistor e reguladores... Sim troque e analise as tensões!!!

      Excluir
  16. ola Amigo estou com um Flatron w1952tq q ao conectar na energia pisca o led mas despois nao acontece mais nada sabe me informar oque pode ser e se tem concerto obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... seja bem vindo! quanto ao problema relatado existe n possibilidades... verificou os capacitores da fonte?

      testou a saída do inverter?

      verificou os contatos da lampada?

      existe tensões internas na placa da fonte ?

      a entrada e saída do foto óptico acoplador (ci 4pinos) estão operando?

      faça um passo á passo e verifique o resultado!!!

      Excluir
  17. Olá Amigo, tenho um W1943c ao ligar na fonte externa o led do Standby fica poiscando e não liga, o que poderá ser?, troquei a fonte por outra nova e o problema continua.
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Ola amigo tenho um mobitor desse so q o meu eu desliguei no botao e n ligo mais queria ajuda n sei se a fonte ou o monitor

    ResponderExcluir
  19. Estou com um W1943C ligando normalmente que está com a imagem azulada e a cor branca não é branco. O branco fica azulado e o cinza quase some. A demais cores aparecem. Como solucionar e onde está este defeito? Já desmontei fiz a limpeza e aparentemente está tudo ok na placa.

    ResponderExcluir
  20. ola tudo bom,amigo aonde posso comprar uma lampada no do cliente aqui lg w1943 c esta queimado,so tem um vendedor no site mercado livre e e do chile,mas entrega no brasil
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. consegui arrumar aqui,e desmontar todo o lcd e soldar a ponta da lampada de novo ela solta,voltou a funcionar normal
      abs.

      Excluir
  21. ola amigo minha fnt do monitor queimou..eu poss usar o 12 volts da fonte do pc pra ligar o minitor?

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma empresa de Informatica em Porto Alegre rs Tenho placas para qualquer tipi de monitor e modelo esse Blog e muito importante para nos tecnicos vai ai meu whats 51 92122709

    ResponderExcluir
  23. Tenho uma empresa de Informatica em Porto Alegre rs Tenho placas para qualquer tipi de monitor e modelo esse Blog e muito importante para nos tecnicos vai ai meu whats 51 92122709

    ResponderExcluir
  24. Olá, tenho um monitor lg flatron w1943c, que acabei ligando em uma fonte com polaridade invertida, o monitor apresentou um cheiro de queimado e não liga mais, precisava saber se vale a pena eu arrumar, e qual componente especifico teria que verificar (capacitores aparentemente não apresentam inchaço).

    ResponderExcluir
  25. gostaria tirar uma duvida lcd lg flatron w 1952 tq ligo pc a tela lcd funciona normalmente mas fica só procurando sinal, já testei o pc em outra lg e esta funcionando normalmente o que pode ser?

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde amigo. Parabéns pelo blog. Estou com um W1943c que o cliente ligou em uma fonte genérica de note mas não mudou a tensão e por isso entrou 19v. Na hora queimou aquele integrado que fica próximo ao DC .. é um W7142. Tirei um de outra placa com a mesma referência, e o monitor ligou maneiro, só que a tela ta dando umas piscadas. Faz ideia se pode ter dado ruim em mais alguma coisa?? Abraço.

    ResponderExcluir
  27. quanto sai para consertar a tela quebrado do munitor LG flatron w1943c

    ResponderExcluir
  28. b0a noite amigo estou com um problema dificil o monitor liga tem imagem mas nao aparece nada tela em branco monitor lg flatron w1752t-pf

    ResponderExcluir
  29. Amigo to com um monitor lg w1953t que fica com os leds do painel liga e desliga piscando direto. Conferindo as tensões da fonte tenho a seguinte situação, os 5 volts ta normal ja as de 12 estão com 16 volts. Eu notei que o tl431 estava em curto.troquei ele e o fotoacoplador e continua igual. Onde deveria ter 12 ta com os mesmo 16 de antes.pode me dar uma dica?

    ResponderExcluir
  30. boa noite, estou com meu monitor lg w1943c nao liga, nao da sinal.

    ResponderExcluir
  31. olá amigo eu tenho um monitor lg w1943c o mesmo não liga mais a luz do led fica acesa

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Estou com um monitor W1943C e o CI303 está queimado, para substituir esse CI preciso da referência completa, pois só consigo visualizar APW7142 ...3Q

    Por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  33. Ola meu irmao estou com moniitor tv da samsung ele ligar tres minutos depois apagar e so fica acesso a luz sem mostra a imagem sera que é as lampadas cansada oque vc acha?

    ResponderExcluir
  34. Boa noite pessoal estou com um monitor lg flatron w1943c-pf ele liga e desliga tb mais quando eu retiro a malha ele liga normal

    ResponderExcluir
  35. Estou com ele na bancada acho que pode ser defeito na tela

    ResponderExcluir
  36. Bom dia. Eu aperto os botões da tela, mas o monitor aciona a função de outro botão. Será problema na placa do teclado?

    ResponderExcluir
  37. Meu monitor só fica com a luz azul do led piscando o que poderia ser modelo M 2280A DA LG.

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...