quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Reparando Notebook Positivo Premium N8100




Olá Amigos do Blog NoteBrasil Estou de volta com mais uma dica de serviço e espero que possa somar conteúdo para vocês!!!! Na bancada tenho um Notebook Positivo Premium N8100 que apresenta o seguinte sintoma declarado pelo cliente; O equipamento levou um tombo e depois disso não ligou mais e parece que quebrou alguma coisa...


Na bancada percebi que o mesmo estava com o conector afundado e sem o pino central do power, mas isso não explica o porque de não ligar na bateria, pois ainda deveria existir carga no momento da queda...?


Realmente acredito que haja, mais algum problema que na inspeção visual não pode ser verificado, por isso preterivelmente, devemos abrir o equipamento e analisar mais cautelosamente o circuito da placa-mãe (MOBO).


Com o equipamento totalmente desmontado e tendo o cuidado de soltar os cabos da placa e remover todos os parafusos que fixam a MOBO na carcaça, podemos de início perceber que a sujeira predomina por boa parte do circuito e o sistema de resfriamento está comprometido...


Removendo á MOBO (abreviação de mother board ou placa-Mãe) podemos achar e juntar o vilão barulhento que sacudia dentro do notebook, perceba que o conector do jac power se quebrou em 2 partes uma ficou ainda presa no pc-board e outro pedaço jogado dentro do Notebook!!!


Também com á MOBO em mãos podemos observar que o conector USB está quebrado e ainda pior fazendo curto com sua carcaça "aterrada" no pino b+ do slot USB e isso explica o curto e apagão do Notebook, mesmo com a bateria com um pouco de carga.


Neste momento temos o seguinte cenário; Cooler suja + USB em curto e quebrada + JACPOWER inoperante e partido em 2 pedaços.


A solução neste caso é remover completamente o JACPOWER com auxílio de um fluxo de solda e reparar o conector USB e finalmente limpar á MOBO e cooler.


Executados as tarefa pendentes acima temos agora; o JACPOWER substituído por um outro SIMILAR A USB devidamente ressoldada e operante em seu layout original e a cooler limpa.


Depois de realizados todos os serviços acima, com uma estação ESD 800-110 e um bom fluxo de solda e temperaturas apropriadas o equipamento está pronto para ser testado e finalmente montado.


Com o teste okay e utilizando a mesma fonte original do cliente o equipamento ligou todos seus led´s que iluminaram o painel frontal onde fica seus peculiares desenhos de multimídia...


logo em seguida a tela inicial do windows dando boas vindas para concluir os testes finais...





Créditos:

Bycarioca

imagens exclusivas Acervo próprio Blog NoteBrasil


12 comentários:

  1. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  2. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  3. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  4. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  5. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  6. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  7. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  8. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  9. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  10. tenho um qbex amd brazos C-60 dual core. devido a um acidente de moto, ele não funcionou mais modelo novo sem trincadura ou arranhões, como eu tinha um premium a pla mãe é o mesmo formato, com as mesma caracteristicas, montei no not, e funcionou, mas não funciona audio, wirelless, webcam, e o teclado, mesmo usando o teclado original. O que sera que esta acontecendo sera conflito com os componentes do not?

    ResponderExcluir
  11. Olá... nestes casos sempre resolvo problemas de compatibilidade com o bom e velho ubuntu 12.04 ou 13.10 no pendrive. faça um e coloque para rodar e verifique se está okay, caso positivo é só instalar o sistema novamente ou atualizar seus drivers !!!

    ResponderExcluir
  12. ola amigo bom dia preciso de ajuda comprei um netbook positivo mobo ja com defeito liga leds mais nao inicia levei a asistencia chegou funcionando mas deu problema novamente começou a iniciar sosinho eu o desligava e ele religava sosinho agora parou novamente o tecnico me falou que pelos testes indica que é placa fonte e quer me cobrar só de peça 200 quero eu mesmo arrumar estou sem dinheiro vc pode me ajudar pra começar o que é a placa fonte é a que vai o conector ? meu email é cantoria2010@gmail.com obrigado

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...