quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reparando STI 1462 (novo)


Olá amigos do Blog NoteBrasil, mais uma vez tenho em minha bancada mais um equipamento . Nosso velho amigo o notebook STI 1462, equipamento guerreiro e que vendeu bastante no Brasil, posso dizer que não era um primor de equipamento , mas fazia as tarefas do dia-dia normalmente. Tudo isso antes de apresentar as panes de alta temperatura , travamentos e morte dos reguladores de tensão prematuramente.


O problema desta vez com este equipamento, na verdade não é culpa de seu Hardware, mas sim mal uso e relaxamento do Cliente. Dentre todos os defeitos comuns deste equipamento, o aquecimento excessivo é o maior problema.



Perceba que ele vem com as entradas de AR vedadas e fica impossível circular ar renovado e todo aquecimento do HD/ placa mãe, vai direto para cooler, que se soma com do chip gráfico e CPU. Recomendo se possível retirar a vedação sobre a cooler e a memória, mas não deixar totalmente em aberto.


Seria interessante colocar feltros ou tecidos com entradas arejada, onde possui pequenos furos para a passagem de ar renovado e barreira de partículas de poeira ou sujeira que possam atrapalhar o resfriamento do equipamento.


Observe que o Cliente nunca efetuou manutenção preventiva neste equipamento e o mesmo chegou aos notáveis 110 graus Celsius. A quantidade de poeira é absurdamente grande e compromete toda função da cooler.



Em caso extremos. este dissipador de cobre, incrivelmente se solta por completo da cola que segura e inevitavelmente coloca em curto a placa-mãe , tornando mais difícil sua conclusão de diagnóstico e consequente reparo. Sempre recomendável colocar pasta térmica e pré-fixar com cola térmica as extremidades do dissipador de calor. Assegurando que o mesmo nunca mais se soltará em decorrência de uma temperatura em excesso.




Uma consequencia da temperatura alta no circuito é o excesso de consumo da fonte externa e isso provoca um desgaste prematuro do notebook e o conector da fonte interna, que aquece de tal forma que o mesmo se solta "famosa solda fria" e não recarrega mais a bateria e depois de um tempo não liga nada. Neste caso basta ressoldar e efetuar um jumper dos terminais para os pontos de conexão com um fio de cobre. Isto assegura que não retorne com o mesmo problema novamente.





Creditos;

bynelsinho

Acervo exclusivo do Blog NoteBrasil

5 comentários:

  1. amigo to com um is 1462 o mesmo ai de cima, teria como vc montar um tutorial para esse diamper da bateria pois o meu n carrega e acho que a bateria ainda ta boa

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo, eu tenho um is1462.. Funcionou perfeitamente ate mês passado, levei uma assistência é o rapaz condenou o cooler, o mesmo pesquisou no mercado livre deu comprei, mas para azar meu ao chegar o mesmo não ligou, o técnico me despachou alegando problema na placa mãe, que não compensava consertar e não ao meNos trocar. Estava pesquisando no google par vê se achava alguma coisa, ser a que você teria alguma luz para me ajudar, infelizmente na minha cidade e carente de mao de obra par conserto. Desde de já obrigado.

    ResponderExcluir
  3. O meu é igual a esse, já limpei o dissipador, troquei pasta térmica, formatei e reinstalei os programas e continua aquecendo muito.
    Quando uso o word e excell vai bem temperatura 60º 65º.
    Quando vejo vídeo no youtube ele aquece bastante e se ficar muito tempo ele desliga.
    O que será que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, tenho um desse também, estou estudando uma forma de resfriar ele, já brinquei de adicionar alguns coolers próximos ao chipset para ver o quanto melhora mas está dificil.. um detalhe que ocorre no meu ao meu ver é no sensor que dispara o cooler do processador, que só entra em ação quando o notebook já está fritando, para teste eu liguei o cooler no usb e obtive uma melhora considerável mas não satisfatória, o notebook continua na casa dos 45º.
      Abç

      Excluir
  4. amigo vc poderia me dizer onde fica o componente que armazena a bios na placa deste notebook sti 1462

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...