domingo, 17 de junho de 2012

Reparo Monitor Samsung 732nw




Olá amigos do Blog NoteBrasil,Hoje tenho na bancada um velho conhecido de todos os técnicos e que normalmente não apresenta grandes problemas. O equipamento é um monitor Samsung 732nw que na maioria das vezes apresenta defeito comum na fonte, mas neste caso também o inverter apresentou uma sobre carga.



Na maioria das vezes, como já publiquei anteriormente no caso do defeito da fonte de alimentação, os "vilôes" são os capacitores que perdem suas propriedades eletrolíticas danificando o fluxo de energia em determinados pontos do circuito, podendo até mesmo queimar toda placa da fonte e placa lógica, com suas tensões incorretas.



Este monitor entrou no laboratorio de informática, com o sitoma de "as vezes liga e nunca aparece imagem" pois bem senhores, muito comum neste modelo, mas é extremamente necessário, mesmo com toda experiência abrir o equipamento e efetuar uma correta avaliação do problema.



Existem casos que os capacitores "vilões" não apresentam problemas aparentes, mesmo quando testados com um capacímetro em alguns casos á temperatura ambiente e tensão de trabalho reais , podem ocultar o problema dando a impressão de estarem perfeitos.



Mesmo trocando os capacitores da linha de alimentação, verifiquei que o monitor estava ligando e a placa lógica operante, mas sem imagem. Em alguns casos as lâmpadas de plasma que iluminam a tela de LCD, podem está comprometidas e fatalmente a tela estará condenada( existe a possibilidade de trocar as lâmpadas, mas não é uma tarefa facil para todos).



Nem sempre o problema está nas lampadas, se você reparar bem neste circuito, existe uma peça chamada FUSISTOR que é basicamente explicando para vocês, um resistor variável que de acordo com a tensão e (temperatura) nele aplicada muda suas propriedades elétricas, ou seja senhores; quanto mais tensão (sobre-carga) passar por ele maior será sua resistencia e com isso impedindo que o circuito se queime. Claro que não faz, mágica ultrapassando seu (IT) ele se rompe e fica em "aberto".



No teste com o multimetro é facil verificar suas propriedades, ele apresenta boa condução elétrica quando está bom e infinito quando queimado. Não coloque um fio como ponte no circuito, pois se perderia todas as propriedades de proteção, Mas se é para efetuar teste de bancada para o diagnóstico um (jumper) permite saber se todo o circuito está ok. O serviço custou ao cliente R$ 95,00.





créditos;

bynelsinho
acervo fotos próprias / outras web google

domingo, 3 de junho de 2012

Reparando GPS Foston FS533-dv


Olá Amigos do Blog NoteBrasil, Hoje estou de volta depois de algumas semanas (atarefado). Na minha bancada tenho o GPS Foston FS-533DV, que simplesmente apagou depois de um tempo de uso. Analisando a informação e o problema atual, sugerem um possível defeito no regulador de tensão ou uma sobre-carga. Na verdade sem abrir o equipamento as suposições não definem precisamente o defeito correto. Então mãos a obra!!!


Com o equipamento na bancada e uma inspeção visual, verifiquei que aparentemente não havia sinais de queda ou resquícios de liquídos que poderiam ter comprometido o equipamento. Verifiquei a bateria e a placa lógica em busca de peças soltas ou traços de sobre carga, mas não havia nada de errado. Apenas com um multimetro certifiquei que a bateria com ausência de energia em seus teminais de recarga.


Um pouco intrigante, já que o conector USB foi ligado no recarregador e o mesmo não estava conduzindo energia. No entanto estava com o cabo USB em perfeito estado e com 5v x500ma disponível para o aparelho. Voltando ao conector e com uma lupa de 12x verifiquei uma pequena fissura da solda ( sem chumbo) e uma trilha trincada que possuia uma espessura menor do que um fio de cabelo. Percebi que ao movimentar o cabo USB o conector interno estava se movendo e ali com certeza esta o problema.


Tudo indica que foi mal uso do proprietário, pois o mesmo havia de alguma maneira empurrado/batido o cabo/USB com muita força para dentro do conector, tendo como resultado a interrupção de energia e não percebendo o problema o Cliente utilizou o GPS normalmente, Até acabar a bateria. Claro que nunca mais iria ligar, pois a bateria estava sem carga e o circuito sem alimentação. Recoloquei no lugar o conector, depois de limpar com uma minidril (motor de 20.000rpm bancada) o conector estava livre de sujeira e com os pinos aptos a receber a solda 0,1mm especial e com chumbo para os contatos.


Depois de firme o conector ainda faltavam 2 trilhas que simplesmente não havia como resoldar, devido ao seu tamanho e distância entre as demais peças. Muito frustante, mas percebi que as mesmas terminavam em um ponto chamado PT ( ponto teste da fabrica), é uma junção de ponto X ao Y que a fábrica coloca antes de ressoldar as peças definitivas e também serve como ponto de referência (amostragem)da junção.


Agora com estes pontos sem o verniz,coloquei um jumper( ponte microfio 0,05mm) para os terminais partidos e ficou perfeito com ótima acabamento e junção elétrica. Missão comprida e o Cliente ficou satisfeito. Todo o serviço custou R$99,00 ( infelizmente as fotos não ficaram perfeitas, pois meu celular não tem o macro).



Ajuda extra para outros problemas de alimentação em GPS





Créditos
bynelsinho
fotos Acervo próprio
outras imagens google/Web/ image
gostou então link este blog