domingo, 3 de junho de 2012

Reparando GPS Foston FS533-dv


Olá Amigos do Blog NoteBrasil, Hoje estou de volta depois de algumas semanas (atarefado). Na minha bancada tenho o GPS Foston FS-533DV, que simplesmente apagou depois de um tempo de uso. Analisando a informação e o problema atual, sugerem um possível defeito no regulador de tensão ou uma sobre-carga. Na verdade sem abrir o equipamento as suposições não definem precisamente o defeito correto. Então mãos a obra!!!


Com o equipamento na bancada e uma inspeção visual, verifiquei que aparentemente não havia sinais de queda ou resquícios de liquídos que poderiam ter comprometido o equipamento. Verifiquei a bateria e a placa lógica em busca de peças soltas ou traços de sobre carga, mas não havia nada de errado. Apenas com um multimetro certifiquei que a bateria com ausência de energia em seus teminais de recarga.


Um pouco intrigante, já que o conector USB foi ligado no recarregador e o mesmo não estava conduzindo energia. No entanto estava com o cabo USB em perfeito estado e com 5v x500ma disponível para o aparelho. Voltando ao conector e com uma lupa de 12x verifiquei uma pequena fissura da solda ( sem chumbo) e uma trilha trincada que possuia uma espessura menor do que um fio de cabelo. Percebi que ao movimentar o cabo USB o conector interno estava se movendo e ali com certeza esta o problema.


Tudo indica que foi mal uso do proprietário, pois o mesmo havia de alguma maneira empurrado/batido o cabo/USB com muita força para dentro do conector, tendo como resultado a interrupção de energia e não percebendo o problema o Cliente utilizou o GPS normalmente, Até acabar a bateria. Claro que nunca mais iria ligar, pois a bateria estava sem carga e o circuito sem alimentação. Recoloquei no lugar o conector, depois de limpar com uma minidril (motor de 20.000rpm bancada) o conector estava livre de sujeira e com os pinos aptos a receber a solda 0,1mm especial e com chumbo para os contatos.


Depois de firme o conector ainda faltavam 2 trilhas que simplesmente não havia como resoldar, devido ao seu tamanho e distância entre as demais peças. Muito frustante, mas percebi que as mesmas terminavam em um ponto chamado PT ( ponto teste da fabrica), é uma junção de ponto X ao Y que a fábrica coloca antes de ressoldar as peças definitivas e também serve como ponto de referência (amostragem)da junção.


Agora com estes pontos sem o verniz,coloquei um jumper( ponte microfio 0,05mm) para os terminais partidos e ficou perfeito com ótima acabamento e junção elétrica. Missão comprida e o Cliente ficou satisfeito. Todo o serviço custou R$99,00 ( infelizmente as fotos não ficaram perfeitas, pois meu celular não tem o macro).



Ajuda extra para outros problemas de alimentação em GPS





Créditos
bynelsinho
fotos Acervo próprio
outras imagens google/Web/ image
gostou então link este blog

6 comentários:

  1. VENDO MAIS DE 2000 PRODUTOS

    comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ... ... ...
    GPS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=gps&IDCategoria=800

    ELETRÔNICOS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=800

    ResponderExcluir
  2. EU TENHO UM DESTES E NÃO TENHO DOQUE RECLAMAR... VALEU PELA DICA!

    ResponderExcluir
  3. cara, me ajuda...to com um gps tracker tv 7" multilaser...seguinte, meu amigo me disse que gps apagou apos ele dar partida no carro. verifiquei e do lado do usb 1.0 tem um "rombo na placa" arramcou trilha e tudo, componente identificavel...etem essa inscrição tp3...q q eu faço? sera que da pra substituir por outro componente solido, ou fazer uma forma alternativa de carregar abateria? wlew

    ResponderExcluir
  4. cara, me ajuda...to com um gps tracker tv 7" multilaser...seguinte, meu amigo me disse que gps apagou apos ele dar partida no carro. verifiquei e do lado do usb 1.0 tem um "rombo na placa" arramcou trilha e tudo, componente identificavel...etem essa inscrição tp3...q q eu faço? sera que da pra substituir por outro componente solido, ou fazer uma forma alternativa de carregar abateria? wlew

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo, Seja bem vindo ao Blog NoteBrasil!
    Pois bem, não conheço Hardware do eu equipamento, mas se o mesmo estiver ligando sem recarregar na bateria á uma outra alternativa para funcionar. Na bateria fio vermelho e preto(alimentação do circuito)corte o fio vermelho e coloque um diodo Zener 1N5335 3,9v/5W entre o fio vermelho e ressolde no pino 1 da USB (interna).Desta maneira o mesmo será recarregado, porém diminuirá a vida útil da bateria.Este é um esquema genérico pinos USB 1*VCC/2*D-/3*D+/4*GND (considerando que o groud esteja bom no seu GPS)

    ResponderExcluir
  6. estou com um GPS foston FS-700dt que não liga nem dá sinal de carga... medi a tensão ao redor do plug do carregador e tem 5v mais ou menos, na bateria tem 3.8v, essa tensão de 3.8 se repete perto do botão de ligar e em outros pontos... mas percebi uma coisa, cortei o fio positivo da bateria, e medi com o carregador conectado e não tem tensão no fio vermelho da bateria... quando coloca o fio vermelho de volta, a tensão fica em 3.8v (essa tensão vem da bateria) carreguei a bateria em um carregador universal, coloquei outra bateria de celular para teste mas não dá sinal nenhum... se vc tiver ideia do que esteja acontecendo, me ajude... estou suspeitando que o problema está no circuito de carga da bateria... mesmo quando carrega a bateria fora do GPS, ele não liga de jeito nenhum... estou usando um carregador de celular da samsung de 2a e não acorda o GPS nem a pau!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...