Olá amigos do Blog NoteBrasil, estou de volta e sempre lendo seus comentários e sugestões. Estou, muito feliz em saber que o Blog é útil para vocês. Na verdade é uma coleção de em alguns serviços executados por mim, que acho que pode ser legal publicar. Na média executo 75 notebooks por mês.Não quero de nehuma forma, ensinar nada a ninguém, apenas deixar registrado meus serviços e dicas, que na maioria das vezes, são soluções práticas e ou prognósticos diferentes de um problema.
Vamos a dica de Hoje, na bancada um Nobreak APC 1200VA. Este equipamento deu entrada com o seguinte parecer; "Não segura nada e desliga". observando a placa lógica do nobreak...
Percebi muita poeira e mal contato nas trilhas e isso pode provocar diversos problemas e as vezes sintomas átipicos. Também havia vários pontos de solda fria e resultados de sobrecarga no circuito.
A variação de tensão e flutuação constante, deixaram uma trilha aberta e outros pontos com marcas de aquecimento e mal contato!!!
Não basta apenas refazer as trilhas é preciso verificar a causa do problema e estado dos fusiveis, que neste caso deveriam ter abeto antes do fato ocorrido, mas sabemos que tensões "estáticas e variaveis" podem circular pelo condutor externamente e por algum motivo não queimar os fusíveis.
Nem sempre seus olhos veem a "verdade", você não está no Blog Errado é tecnico mesmo, mas esta expressão é para "mostrar" literalmente que a solda fria parece está firme e em baixa escala no multimetro pode passar até, despercebida, já que não exerce "força" entenda "corrente circulante intensa" nos contatos a serem aferidos. Veja a foto seguinte, o real estado do cabo.
Percebeu o que estava acontecendo?
O Nobreak não ligava corretamente e não segurava carga, porque a bateria estava com mal contato e isso provocou uma variação de tensão e ou aquecimento nas trilhas...
Com uma nova dimensão do cabo e limpeza da sua área de condutibilidade, ficou mais fiável e fixado tanto no terminal de contato, quanto no orifício de passagem.
Depois de trocar os fusiveis e ressoldar trilhas partidas e refazer o contato do cabo de força das baterias, as mesmas voltaram a recarregar e "segurar carga". Com uma lampada ou carga fantasma, podemos fazer um teste básico na saida do inversor "fora da tomada" e depois nos relés de transição sequêncial "na tomada".
Uma carga eficiente na saída, que não seja indutiva ou seja resistiva, podemos medir com o multimetro na escala A/C TRUE RMS o verdadeiro "Ciclo da tensão". Claro que se você tiver o software correto ou similar , fica muito mais fácil, pois o mesmo faz o monitoramento das falhas e registra na sua Rom de controle. Veja foto abaixo, um programa genérico, que utilizo e roda muito bem na maioria dos Nobreaks...
O equipamento deve ficar em teste na bancada por 48 horas...
Créditos:
Escrito e publicado;
Bycarioca
Conteúdo exclusivo do Blog NoteBrasil junho/2013
Fotos acervo próprio
outras imagens divulgação APC