terça-feira, 14 de maio de 2013

Reparando Monitor Samsung SA300





Olá amigos do blog NoteBrasil,passei um grande período sem publicar nada. O tempo é curto E meu celular xt300 motorola quebrou o Flat da tela. Você deve está se perguntando... O que isso tem haver com o blog? Tudo, pois ele era meu expositor de fotos, com 5 megapixel desde o início do Blog NoteBrasil. Era um aparelho sentimental, posso até fazer um poster sobre ele e reparo do mesmo, o que vocês acham ?. A postagem de Hoje não tem haver com isso, na bancada um equipamento da linha Samsung SA300, mas que é diferente de seus antecessores. Não está com defeito clássico de capacitores na fonte, pois utiliza fonte externa 14v de boa qualidade.



O mesmo deu entrada com o seguinte sintoma: Não liga. O defeito declarado realmente procede; o equipamento está morto. Verificando a fonte externa a mesma estava com 12v dentro da tensão de trabalho do equipamento que é 12v á 14v corrente continua.



Restou apenas abrir o monitor e aferir suas tensões e conexões internas. Pois como já havia testado a fonte a mesma estava perfeita. o equipamento apresentava em seu interior muita poeira, também rastros de solda fria na placa.



Verificando as tensões na placa lógica, ainda não havia tensão no circuito. Observando no teste de continuidade o fusível estava bom, mas percebi uma falha no conector.



Virando á placa do outro lado, podia se ver umas 3 soldas frias, em cima dos terminais do conector e isso já matava a xarada de não passar tensões mesmo com o fusível em bom estado. Após ressoldar este 3 pontos de solda fria, o mesmo voltou a passar tensões e o monitor apresentou imagem normal.



Depois de um tempo em teste, cerca de 2 horas,percebi que ainda havia um outro mal contato na tela, pois a mesma apagava ou falhava. O problema estava no conector da parte interna, que apresentava zinabre ou oxidação e isso deixava o contato intermitente. ( pode ter relação com umidade ou outro agente externo)



Não precisou trocar o conector, com uma mini dril, efetuei uma limpeza suave no negativo do conector e o mesmo ficou perfeito. Agora funcionando normalmente. Lembrando que os métodos utilizados são experiências empíricas e depende muito de cada caso.




créditos:

bycarioca

textos exclusivos do blog NoteBrasil
imagens acervo próprio
outras imagens reprodução web.
(estou tentando acertar imagem para publicar, pois meu velho editor e celular morreram)