domingo, 24 de março de 2013

Reparando Nobreak TS- Shara






Olá Amigos do Blog NoteBrasil, estou aqui com mais uma dica de serviço para vocês. Na bancada o TS SHARA, dentre tantos nobreaks que reparo, este foi um dos piores que peguei. Não que fosse difícil seu diagnóstico , nada disso, mas estava com á solução interna das baterias vazando e isso pode provocar queimaduras e incomodos nas mãos, quando não manipulados corretamente. APR(Análise preliminar de risco).



O equipamento apresentava o seguinte sintoma; não ligava e cheirava aqueimado, ao retirar á tampa o cheiro forte era do eletrolitico e póssima aparência das baterias em todo seu interior. A bateria selada não tem o costume de vazamentos, porque Nestas baterias o processo químico para produzir eletricidade, consomem uma quantidade insignificante de água. O problema é que em alguns casos de sobrecarga a água desaparece da bateria e acaba violando seu invólucro e dispersando seu composto químico.



Um dos problemas claro, está evidenciado claramente, á bateria está completamente inutilizada, mas devemos verificar se o regulador de tensão, não está com problemas ou mandando excesso de tensões para as baterias.



O pior de tudo é que ainda além da solução química vazando e se espalhando pelo interior do Nobreak, também o mesmo sofreu uma forte queda que deixou sua base amassada e isso pode contribuir para alguma falha na placa lógica e ou conectores. Recomendo fazer uma inspeção visual e teste básico dos contatos.



Depois de tudo verificado e principalmente os inversores estando Okay, podemos prosseguir com a limpeza da placa-lógica e óbviamente a substituição das baterias. Neste caso as mesmas estão em série e formam 24volts.



Uma dica importante é ter muita atenção para não inverter as polaridades e firmar os cabos nos terminais das baterias, conforme a figura mostra. Perceba que a ligação em série aumenta a voltagem e reduz a corrente e uma DDP entre as baterias não chega á ser um problema grave, tendo em vista que as mesmas são novas , mas não possuem as mesmas tensões nos terminais, pois ainda precisam repor seu potêncial para igualar suas cargas. Se estivessem em paralelo teriam amperagem maior e tensão seria a metade dos 24volts, neste epsódio a DDP, poderia danificar ou sobrecarregar uma das baterias e ou reguladores. ( DDP diferença de potêncial).



Sistema de post okay ( bip da cpu), carcaça fixada eplaca-lógica perfeita, podemos ligar na tomada e verificar seu funcionamento com uma carga fantasma aparente
entenda; ( resistiva) e suas curvas de carga das baterias e tempo de resposta dos relês ( energia / bateria). neste teste está tudo funcionando corretamente.



Uma importante informação;

Não é raro depois do equipamento reparado e testado pelo técnico, o cliente levar e depois de um tempo "querer aumentar o tempo de trabalho do nobreak" para isso o mesmo compra uma bateria genérica automotiva e sem muito conhecimento e nem se quer o cabo apropriado liga de qualquer maneira na entrada externa e espera resultados fantáticos. Na maioria das vezes queimam o fusivel ou reguladores de tensão ao ligar baterias sem muita carga ( lembra da DDP?) então, a mesma entra em um pequeno curto e isso aquece todo equipamento e pode danificar as baterias tanto interna quanto externa. Quando á cagada é maior ,neste caso se o cliente ligar hipotéticamente 12v da bateria externa em 24volts da entrada, ele simplesmente causará um curto-circuito e poderá incendiar o nobreak e ou mesmo danificar permanetemente. Claro á garantia não cobrirá, "mal uso". Informe isso aos seus clientes!!!







créditos:

bynelsinho

imagens acervo próprio do Blog NoteBrasil

termos técnicos sobre baterias winkpédia

segunda-feira, 4 de março de 2013

Reparando Notebook Z580





Olá amigos do Blog NoteBrasil, estou de volta depois de um bom tempo, mas á vida de técnico é assim mesmo, muito corrida e parece que o dia tem menos de 24horas. Vamos a dica de hoje. Na bancada tenho um notebook Positivo Z-580. Na verdade poderia acontecer com qualquer notebook, mas estes da positivo são comuns o problema de Cabo-Flat ou tela danificados.



Realmente é muito comum o problema de falha na imagem ou tela toda branca , sejam ocasionados por problemas no cabo Flat. Não adianta chutar , tem que desmontar o equipamento e verificar suas conexões internas e analisar o flat e a própria tela. Em alguns casos a tela pode apresentar defeito interno e sintomas muitos semelhantes a este descrito.



Removi a tela original e e efetuei um teste com uma nova tela similar e o problema foi o mesmo! A tela continuava com falhas e não firmava a imagem. Procurei um ponto certo que pudesse ver a tela normal e foi mexendo na base do Cabo-Flat que voltou ao normal.



Perceba que o defeito, fica na junção da tampa da carcaça, justamente onde se tem uma força maior para abrir e fechar o equipamento, seria uma falha grave de projeto deste equipamento? pois em grande maioria é o mesmo problema no mesmo ponto.



Com o diagnóstico efetuado traveis de uma tela nova, resta colocar a tela original e firmar o ponto de aparecimento da imagem. Se você tem um outro notebook para teste, poderá em separado e aferir seu estado, pois em alguns casos isolados, pode ocorrer problema no cabo-Flat e tela ao mesmo tempo. Isso ocorre pelo fato do Flat está partido ou em curto e provocar alimentação inconstante e ou neutralizar os sinais digitais do chip-gráfico.



Reparar ou trocar o cabo-flat?

Neste caso é recomendado trocar e colocar uma fita emborrachada na junção do cabo e deixar uma folga adicional, um pouco maior de 0,5cm nesta parte. Como se faz isso? bem é o pulo do gato, mas vocês conseguiram, pois a dica é clara. Na falta de aquisição do Flat, que em geral, é usado e vendido como novo, você mesmo pode abrir fio á fio (são poucos) e efetuar um Jumper ou popular "emenda".



Com a tela no lugar e o Cabo-flat reparado ou substituído, podemos efetuar um último teste antes de fechar e movimentar a tampa para frente e para trás cuidadosamente e constatar a elasticidade da junção protegida. Em caso positivo, podemos fechar o equipamento.



Sempre que efetuar este tipo de manutenção, observe o estado da cooler (sujeira) e vencimento da pasta térmica em geral 2 anos. Efetuei uma limpeza e lubrificação da cooler.




Créditos;

bynelsinho
Acervo exclusivo do Blog NoteBrasil