sábado, 19 de janeiro de 2013

Reparando ACER 4720Z




Olá amigos do Blog NoteBrasil, Hoje a primeira postagem de 2013 e espero que não seja há última. Nem sempre consigo tempo para editar imagens e postar para vocês. Esta vida de técnico de informática e Eletrônica é muito frenética! Vamos a dica de Hoje, na bancada tenho o ACER 4720Z, um notebook fora de linha e ainda muito útil para textos pequenos gráficos e planilhas em geral.


O equipamento deu entrada na minha bancada com o seguinte sintoma; Não liga e não carrega á bateria. Como utiliza processador Intel, já deixei de lado a suspeita do chip BGA defeituoso, mas pode ocorrer falhas neste componente "chipset" gráfico em casos isolados.


Retirei a bateria e desmontei o equipamento com cautela, já que este modelo tem bastante parafusos e 2 em especial travam a carcaça. A desmontagem é relativamente simples, porém devemos sempre atentar para não perder parafusos e ou cometer erros que agravem ainda mais o equipamento.


Com a placa-mãe em minhas mãos, observei que havia um pouco de sujeira na cooler e isso pode ocasionar excesso de temperatura, que para este equipamento pode ser fatal.


Um olhar mais atento, já revela o provável defeito de imediato. O conector "jac-power" está danificado. Havia um rompimento em seu pino central B+. Este problema impede o notebook de ligar . (Fato que estava ocorrendo).


Temos 2 possibilidades para este caso e ambas dependem da disponibilidade e bom senso. A primeira seria de trocar todo conector por um outro novo ( geralmente tem de encomendar 3-7 dias) ou a forma mais simples e funcional. Trocar o pino central externo por um outro de mesmo calibre e condutibilidade.(fio cobre)


Efetuado o reparo deste conector, passemos agora a analisar a placa-mãe se não tem mais algum problema ou sujeira que possa impedir de funcionar corretamente. Agora aproveitando o equipamento aberto, efetuar uma limpeza no dissipador e ventoinha.


Com todas as peças internas no lugar e tudo revisado, podemos testar a placa-mãe e verificar se a mesma acende e recarrega a bateria, caso negativo observar estado da bateria "tempo de vida" e ou regulador de tensão próximo ao conector da mesma.


Agora com tudo montado e todos os cabos e Flat travados, podemos testar todo equipamento e confirmar que o problema está resolvido e o Notebook agora pode continuar exercendo suas funções até o novo fatídico dia!!!


Recomendo periodicamente efetuar uma limpeza interna no equipamento , pelo menos uma vez a cada seis meses. Não obstruir as saídas de ar e trabalhar com temperaturas externas abaixo de 30 Graus Celsius.




créditos :
bynelsinho
imagens acervo próprio do Blog NoteBrasil

5 comentários:

  1. como trocar conector de carregador do notebook acer aspire 4720 z?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, seja bem vindo ao blog NoteBrasil, quanto sua pergunta, digo que é elementar meu caro amigo, se você tiver outro conector remova o antigo, com um estação de retrabalho e ou se tiver muita habilidade com o ferro de solda 60W!!!

      você pode usar para facilitar um fluxo de solda e ou produto químico(federalcomp) para facilitar seu trabalho.

      recomendo um sugador de solda para retirar a solda antiga , aqueça a área onde está fixo os terminais do conector e remova pino á pino a solda neles. lembrando que possuí 2 lados de fixação de solda, okay?

      boa sorte!!!

      Excluir
  2. oi como faço para trocar ideia com vc? é um hp pavilion dv 4 ele usa aquela chipset nvidia; é porque eu nao intedi o defeito dela ,sabe aquelas leds capslock e num lock fica piscando e nao para mais ,tambem nao da video, eu procurei o codigo de erro mas nao bate com nenhum, pisca 1 a cada 1 segundo e nao para,

    ResponderExcluir
  3. Qual o passo a passo para a retirada da tampa superior? Você a retirou completa ou primeiro teve que retirar o teclado? Gratos. Gostei do blog... não esconde informações técnicas e ajuda os colegas!

    ResponderExcluir
  4. Olà jente!
    Meu computador é um acer aspire 4720z
    Ele tem um problema!
    Quando eu quero ligar ele demora muito!
    Ele faz o seguinte: aperto a tecla ligar logo ele acende.uma luz no botão,mas o visor ñ mostra imagen nenhuma! E continuo a apertar a tecla varias vezes ate que ele ligar!
    Ja verifiquei o cabo de imagem mas ñ tem problema nenhum!
    Me ajudem por favor "

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma dica de Serviço, vamos compartilhar...