segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Reparando ventoinhas DELL e outros




Olá Amigos do Blog NoteBrasil, Gostaria de postar mais matérias em grande volume, mas o tmpo é curto. Neste ano de 2013 tentarei escrever, com mais regularidades. Estou de volta hoje com uma boa dica de reparo. Nem sempre temos disponível peças para troca ou mesmo não há fornecedores disponíveis. No caso desta dica serve para qualquer Notebook com problemas na ventoinha, que possua invólucro do Eixo do rotor móvel.


Tenho na bancada um DEll, por ser desta marca, algumas peças são dificeis de encontar, pois são estruturas comercias fechadas. Isso significa peças ORIGINAIS restritas, mas com um pouco de experiência e criatividade, consiguimos contornar estes problemas. Neste caso a ventoinha ou (blower fan) está danificada por sujeira.


Realmente os materias utilizados em equipamentos DELL, são de boa qualidade, mas não duram par sempre. Em 98% dos casos que pego no laboratório de informatica da empresa, os Notebooks já apresentam fadiga de material ou problemas causados por agentes externos.Em poucos casos o cliente leva o equipamento em uma oficina técnica, para efetuar manutenção preventiva.


Após a limpeza da ventoinha, com remoção da cagada na cpu e dissipador térmico, temos que trocar a pasta térmica por outra mais nova de boa qualidade. Isso garante uma boa transferência de calor entre o componente (CPU) e seu sistema de refrigeração acoplado.


Mesmo efetuando a limpeza da cooler ( ventoinha + dissipador térmico) o rotor da mesma não estava girando dentro das conformidades padrões. Havia mais algum problema que estava impedindo atingir a rotação ideal.


desmontando a mesma e verificando sua "bucha" ou anel acoplador do rotor, que o mesmo, estava danificado ou gasto. Pode ter relação direta com a sujeira em seu interior.


Na ausência de outra peça Original e sem prejuizo para o equipamento, podemos efetuar seguramente um reparo na mesma. Recomendo sempre utilizar uma outra ventoinha Original, mas se fizer como estou descrevendo tudo ficará perfeito.


Desmontei a ventoinha problemática, com uma pinça, remova o anel da "bucha" e logo em seguida a própria "bucha". verificar á compatibilidade dos eixos, para garantir que a mesma se encaixe perfeitamente. Neste ponto a fixação é feita por pressão e o rotor fica no seu lugar por causa do campo magnético em sua volta.


Observe que as mesmas não são iguais, mas possuem o mesmo calibre para fixar o eixo do rotor e isso é muito impostante. Este tipo de bucha já é completa e não precisa do anel final da bucha, mas você pode colocar, caso exista espaço físico entre a bucha e o limite da tampa da cooler.


Feito esta troca o equipamento voltou a funcionar perfeitamente com toda sua velocidade normal e uma ótima dissipação térmica.


Fique atento para não trocar o eixo com hélice por outro que não seja compatível fisicamente e magnéticamente, pois pode haver perdas de rotação se o imã que fica anexado na hélice não comportar a mesma capacidade magnética pode haver uma pequena discrepancia de rotação, mas pode ser corrigida pela BIOS (modo automático) ou modo manual ( sempre ligado)pelo sistema de powermagment.




créditos;

bynelsinho
matérias originais exclusivas do Blog NoteBrasil
imagens acervo próprio.





domingo, 16 de dezembro de 2012

Reparando fontes, 540n-740n-940n




Olá amigos do Blog NoteBrasil, Hoje na bancada tenho diversos monitores com o mesmo problema. Não é uma dica super nova, pois já publiquei matérias separadas destes monitores. No entanto o interessante é que estarei detalhando o problema característico. Também mostrarei técnicas mais detalhadas de como resolver este problema em fontes de monitores.


O equipamento que vamos analisar é o clássico 540n, este monitor em especial sempre compromete os 3 capacitores da fonte e sua troca é obrigatória.


Veja que; As tensões não são uniformes, capacitores 2 e 3 trabalham com 25v e capacitância de 330mf á 820mf. Já o capacitor numero 1 possui tensão de trabalho de 10v. Neste caso você pode substituir os 3 capacitores por 25v e capacitância 330mf para 470mf os demais podem ser 1000mf.


Existe uma regra de disparo de capacitância, que depende da tensão de trabalho do mesmo. Esta regra é para casos de chaveamento de frequências elevadas da fonte e pode não fornecer toda capacitância de trabalho neste tipo de situação.


O capacitor original de 10v, foi modificado para 25v e isso garante uma folga, , mas não se preocupe, pois esta regra acima não se aplica neste caso.


Na mesma bancada tenho o 740n/940n, possui uma placa da fonte mais elaborada, mas apresenta defeito semelhante, porém como é bem visível, leva mais capacitores na fonte. Na verdade são 4 capacitores principais. Estes são removidos e substituídos por outros similares.


Efetuando esta troca, conforme marcada na foto abaixo, você já estará resolvendo 90% dos problemas deste equipamento. Note que a fonte reguladora possui 2 capacitores em paralelo totalizando 1000mf. Este tipo de esquema permite distribuir de forma uniforme a corrente e garante que se um falhar a fonte funcionará precariamente com meia "carga" e torna mais barato a montagem da fonte.


Sua substituição pode ser feita por um de 1000mfx25v de boa qualidade, para não te dar, dor de cabeça.


Espero ter explicado bem mais detalhado para que todos iniciantes possam executar sem problema. Lembrando que preterivelmente sua polarização é fundamental para correto funcionamento.



Créditos;
bynelsinho
imagens acervo próprio
Compartilhe no twitter @bynossomundo