quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reparando STI 1462 (novo)


Olá amigos do Blog NoteBrasil, mais uma vez tenho em minha bancada mais um equipamento . Nosso velho amigo o notebook STI 1462, equipamento guerreiro e que vendeu bastante no Brasil, posso dizer que não era um primor de equipamento , mas fazia as tarefas do dia-dia normalmente. Tudo isso antes de apresentar as panes de alta temperatura , travamentos e morte dos reguladores de tensão prematuramente.


O problema desta vez com este equipamento, na verdade não é culpa de seu Hardware, mas sim mal uso e relaxamento do Cliente. Dentre todos os defeitos comuns deste equipamento, o aquecimento excessivo é o maior problema.



Perceba que ele vem com as entradas de AR vedadas e fica impossível circular ar renovado e todo aquecimento do HD/ placa mãe, vai direto para cooler, que se soma com do chip gráfico e CPU. Recomendo se possível retirar a vedação sobre a cooler e a memória, mas não deixar totalmente em aberto.


Seria interessante colocar feltros ou tecidos com entradas arejada, onde possui pequenos furos para a passagem de ar renovado e barreira de partículas de poeira ou sujeira que possam atrapalhar o resfriamento do equipamento.


Observe que o Cliente nunca efetuou manutenção preventiva neste equipamento e o mesmo chegou aos notáveis 110 graus Celsius. A quantidade de poeira é absurdamente grande e compromete toda função da cooler.



Em caso extremos. este dissipador de cobre, incrivelmente se solta por completo da cola que segura e inevitavelmente coloca em curto a placa-mãe , tornando mais difícil sua conclusão de diagnóstico e consequente reparo. Sempre recomendável colocar pasta térmica e pré-fixar com cola térmica as extremidades do dissipador de calor. Assegurando que o mesmo nunca mais se soltará em decorrência de uma temperatura em excesso.




Uma consequencia da temperatura alta no circuito é o excesso de consumo da fonte externa e isso provoca um desgaste prematuro do notebook e o conector da fonte interna, que aquece de tal forma que o mesmo se solta "famosa solda fria" e não recarrega mais a bateria e depois de um tempo não liga nada. Neste caso basta ressoldar e efetuar um jumper dos terminais para os pontos de conexão com um fio de cobre. Isto assegura que não retorne com o mesmo problema novamente.





Creditos;

bynelsinho

Acervo exclusivo do Blog NoteBrasil