segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Reparando ventoinhas DELL e outros




Olá Amigos do Blog NoteBrasil, Gostaria de postar mais matérias em grande volume, mas o tmpo é curto. Neste ano de 2013 tentarei escrever, com mais regularidades. Estou de volta hoje com uma boa dica de reparo. Nem sempre temos disponível peças para troca ou mesmo não há fornecedores disponíveis. No caso desta dica serve para qualquer Notebook com problemas na ventoinha, que possua invólucro do Eixo do rotor móvel.


Tenho na bancada um DEll, por ser desta marca, algumas peças são dificeis de encontar, pois são estruturas comercias fechadas. Isso significa peças ORIGINAIS restritas, mas com um pouco de experiência e criatividade, consiguimos contornar estes problemas. Neste caso a ventoinha ou (blower fan) está danificada por sujeira.


Realmente os materias utilizados em equipamentos DELL, são de boa qualidade, mas não duram par sempre. Em 98% dos casos que pego no laboratório de informatica da empresa, os Notebooks já apresentam fadiga de material ou problemas causados por agentes externos.Em poucos casos o cliente leva o equipamento em uma oficina técnica, para efetuar manutenção preventiva.


Após a limpeza da ventoinha, com remoção da cagada na cpu e dissipador térmico, temos que trocar a pasta térmica por outra mais nova de boa qualidade. Isso garante uma boa transferência de calor entre o componente (CPU) e seu sistema de refrigeração acoplado.


Mesmo efetuando a limpeza da cooler ( ventoinha + dissipador térmico) o rotor da mesma não estava girando dentro das conformidades padrões. Havia mais algum problema que estava impedindo atingir a rotação ideal.


desmontando a mesma e verificando sua "bucha" ou anel acoplador do rotor, que o mesmo, estava danificado ou gasto. Pode ter relação direta com a sujeira em seu interior.


Na ausência de outra peça Original e sem prejuizo para o equipamento, podemos efetuar seguramente um reparo na mesma. Recomendo sempre utilizar uma outra ventoinha Original, mas se fizer como estou descrevendo tudo ficará perfeito.


Desmontei a ventoinha problemática, com uma pinça, remova o anel da "bucha" e logo em seguida a própria "bucha". verificar á compatibilidade dos eixos, para garantir que a mesma se encaixe perfeitamente. Neste ponto a fixação é feita por pressão e o rotor fica no seu lugar por causa do campo magnético em sua volta.


Observe que as mesmas não são iguais, mas possuem o mesmo calibre para fixar o eixo do rotor e isso é muito impostante. Este tipo de bucha já é completa e não precisa do anel final da bucha, mas você pode colocar, caso exista espaço físico entre a bucha e o limite da tampa da cooler.


Feito esta troca o equipamento voltou a funcionar perfeitamente com toda sua velocidade normal e uma ótima dissipação térmica.


Fique atento para não trocar o eixo com hélice por outro que não seja compatível fisicamente e magnéticamente, pois pode haver perdas de rotação se o imã que fica anexado na hélice não comportar a mesma capacidade magnética pode haver uma pequena discrepancia de rotação, mas pode ser corrigida pela BIOS (modo automático) ou modo manual ( sempre ligado)pelo sistema de powermagment.




créditos;

bynelsinho
matérias originais exclusivas do Blog NoteBrasil
imagens acervo próprio.





domingo, 16 de dezembro de 2012

Reparando fontes, 540n-740n-940n




Olá amigos do Blog NoteBrasil, Hoje na bancada tenho diversos monitores com o mesmo problema. Não é uma dica super nova, pois já publiquei matérias separadas destes monitores. No entanto o interessante é que estarei detalhando o problema característico. Também mostrarei técnicas mais detalhadas de como resolver este problema em fontes de monitores.


O equipamento que vamos analisar é o clássico 540n, este monitor em especial sempre compromete os 3 capacitores da fonte e sua troca é obrigatória.


Veja que; As tensões não são uniformes, capacitores 2 e 3 trabalham com 25v e capacitância de 330mf á 820mf. Já o capacitor numero 1 possui tensão de trabalho de 10v. Neste caso você pode substituir os 3 capacitores por 25v e capacitância 330mf para 470mf os demais podem ser 1000mf.


Existe uma regra de disparo de capacitância, que depende da tensão de trabalho do mesmo. Esta regra é para casos de chaveamento de frequências elevadas da fonte e pode não fornecer toda capacitância de trabalho neste tipo de situação.


O capacitor original de 10v, foi modificado para 25v e isso garante uma folga, , mas não se preocupe, pois esta regra acima não se aplica neste caso.


Na mesma bancada tenho o 740n/940n, possui uma placa da fonte mais elaborada, mas apresenta defeito semelhante, porém como é bem visível, leva mais capacitores na fonte. Na verdade são 4 capacitores principais. Estes são removidos e substituídos por outros similares.


Efetuando esta troca, conforme marcada na foto abaixo, você já estará resolvendo 90% dos problemas deste equipamento. Note que a fonte reguladora possui 2 capacitores em paralelo totalizando 1000mf. Este tipo de esquema permite distribuir de forma uniforme a corrente e garante que se um falhar a fonte funcionará precariamente com meia "carga" e torna mais barato a montagem da fonte.


Sua substituição pode ser feita por um de 1000mfx25v de boa qualidade, para não te dar, dor de cabeça.


Espero ter explicado bem mais detalhado para que todos iniciantes possam executar sem problema. Lembrando que preterivelmente sua polarização é fundamental para correto funcionamento.



Créditos;
bynelsinho
imagens acervo próprio
Compartilhe no twitter @bynossomundo

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Reparando Sony NR320




Olá Amigos do blog NoteBrasil, Hoje estou aqui novamente com mais uma dica de serviço. Sei que não estou postando tanto quanto gostaria, mas a vida de técnico é muito corrida. Na verdade, além deste Blog, tenho um outro que gosto de escrever fatos do meu dia a dia. Sem mais delongas, vamos ao prognóstico do Sony Vaio NR 320AE.


Na bancada tenho o Sony Vaio, o cliente alega que o equipamento liga, mas nem sempre com imagem e as vezes aparece "destorcida". Neste sintoma um pouco diferente do padrão, a suspeita principal pode indicar uma falha na tela ou mesmo BGA .


Conforme o constatado acima, o mesmo estava ligando e realmente se apresentava com imagem estranha. Após este teste, desmontei o painel e observei o inverter e o mesmo estava com tensões normais (ver principio básico) o teste confirma seu correto funcionamento tensões padrões.


Retirei a tela e verifiquei as conexões do cabo flat e na lateral esquerda observa-se uma "emenda de fábrica" do painel de chips acopladores do LCD(sem comentários). Em geral, não é propriamente um problema grave, mas torna mais frágil esta parte da tela.(um toque a imagem aparece/desaparece).


Deixando de lado (temporariamente) a "emenda", passemos a analisar o conector onboard, que encaixa o cabo flat, este costuma ficar com sujeiras que impedem o seu correto funcionamento.


Após efetuar uma limpeza dos terminais e cabo flat, o mesmo voltou a funcionar, mas com imagem intermitente, de cor branca.


Não satisfeito com o resultado, coloquei uma tela nova e o resultado foi o esperado, ou seja, a imagem ficou perfeita. Então o mal contato, estava na "emenda de fábrica".



O Recuso BGA exemplos

Em sua grande maioria, quando o video está "morto" o problema está no chipset gráfico, que infelizmente em casos extremos, não é passivel de reparo,


O cliente leigo

Nem sempre o cliente consegue entender que não é uma simples ressolda, pois isto está além do seu conhecimento rudimentar técnico. Certa vez , para comprovar o fato, coloquei o notebook (modelo similar,um HP) na bancada e o cliente atento ao meu lado observou todo o procedimento da estação de retrabaho.


Durante alguns minutos, na mesa de "operação", Conforme o prognóstico, o Notebook "reviveu" e o cliente abriu um sorriso e agradeceu por conseguir ligar o Notebook e efetuar o login em sua conta, acessando seus dados criptografados. Não efetuo atualmente, este serviço, por ser muito passivel de instabilidade e retrocesso.



créditos:
bynelsinho
imagens acervo próprio
outras imagens ilustrativas (reparo dv6000 séries BGA) Meu acervo.


Compartilhe e divulgue o Blog NoteBrasil





quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Reparando o Notebook Z580 (séries)



Olá Amigos leitores e técnicos da Blog NoteBrasil, Hoje tenho mais uma dica bem simples e porém muito útil aos colegas de trabalho e iniciantes técnicos. Neste feriado esto uem casa e aproveitei para aumentar meu orçamento e executar um serviço na bancada. Estou com o notebook Positivo Z580- series, serve para todos que possuem placa-filha.


O equipamento chegou em meu laboratório com o sintoma de não ligar. Este problema é típico e também em aguns outros casos o mesmo liga o painel com a luz azul acesa e não dar imagem.


Este reparo pode ser feito com ferramentas simples, porém o integrado que costuma danificar é o 4835 se você tem conhecimento em portas lógicas e engenharia reversa, sabe que pode troca-lo facilmente por outros de estrutura diferente, mas com portas lógicas iguais, se tiver dúvidas aceese o site "http://www.alldatasheet.com/" lá você coloca o Tipo do integrado e "ver" sua estrutura interna e característica lógicas, recomendo e utilizo bastante.


O defeito em sua maioria está nesta placa-Filha, no meu caso o CI da retificação da fonte queimou. Está sinalizado nesta figura abaixo;


Repare que por causa deste fato, a fonte externa não conseguirá recarregar o notebook, porém o circuito da bateria está bom e funcionará até o fim da carga da bateria. Entendeu o que significa? Isso quer dizer que neste caso se você arrumar outra bateria ou recarregar a mesma em outro notebook e plugar no contato a bateria ligará normalmente até acabar a carga, porém não á recarregará, até que seja reparo o circuito da fonte 4835.


Se ocorrer ao contrário queimar o integrado da bateria , sinalizado na figura abaixo; afonte externa manterá o notebook funcionando porém, se o mesmo for desconectado na tomada, não haverá carga na bateria para segurar, pois a mesma não receberá energia e sendo assim não recarregará também. Observe que o notebook funciona normalmente e pode dar erroneamente a informaçãpo que a bateria está com problemas e na verdade não está ruim, apenas apresenta sem "carga". Não adiantará comprar outra bateria.


No caso do defeito que o notebook liga e fica sem imagem, isto pode ocorrer por vários fatores, mas tratando deste equipamento Notebook positivo "séries", é comum também queimar o inverter. Um teste rápido, que consiste em soltar o conector na placa-filha onde leva alimentação para a placa do inverter e ligar o notebook. Neste caso se bem sucedido o equipamento irá ligar, mas sem o brilho, se você se aproximar verá que a imagem está perfeita, porém a luz da tela não acenderá.


Você pode tentar reparar o inverter( trocando 2 reguladores flip-flop) ou mesmo comprando outro e colocando no lugar. Isso vale para a placa-filha, caso não queira reparar. Eu recomendo efetuar o repararo, pois na maioria dos casos o retorno é maior e o serviço fica perfeito.


Em alguns outros casos, uma simples solda fria aparece no conector interno da placa-filha. Neste caso o sintoma é comum "estalos" e faiscamentos ao colocar o conector da fonte. Isto ocorre porque o pino positivo que leva alimentação ao circuito da placa-filha, está com "solda fria" e deve ser reparada com uma nova solda. Além deste problema pode ocorrer que este pino positivo de tanto faíscamento se quebre e não mais conecte físicamente ao pino interno do conector do notebook.


Está dica de reparo, serve para maioria dos equipamentos desta série, comente e ajude seus colegas. Deixe sua dica ou comentário. Ajude ao Blog divulgando e patrocinando.(2/5/10/20/50/100)






Créditos:
bynelsinho

Divulgue o Blog NoteBrasil.blogspot.com.br

conteúdo exclusivo Blog NoteBrasil ( divulgue com meus créditos)

Se desejar, pode Contribuir com uma doação;




sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reparando o Sony Vaio VGN-CS 110




Olá amigos do Blog NoteBrasil, quanto tempo se passou , mas estou de volta. Apesar da longa distância entre as postagens, acredito que cada publicação, seja útil para futuras consultas. Hoje na bancada o Notebook Sony Vaio VGN-CS 110.


Este equipamento chegou na bancada com o seguinte sintoma: Não liga / apenas acende as luzes. Com estas informações comecei a observar o equipamento e antes mesmo de abrir, fiz uma rápida verificação visual e constatei mal uso do Notebook.


O painel frontal com junção no teclado estava empenado e na tampa superior do painel da tela, sinais de travas quebradas que justificaram o barulho de restos de plásticos se movendo internamente, que sugerem uma pancada ou queda.


Logo em seguida coloquei na fonte e pressionei o power,mas nada aconteceu, apenas a luz de entrada de energia do painel inferior acendeu rapidamente de cor branca e se apagou( normalmente multicolor, quando estado é 1).


Desmontei o painel frontal da tela onde o barulho de restos de travas plásticas estavam soltas e verifiquei o cabo B+ do inverter. Nesta etapa estava procurando um curto ou falhas na alimentação e do terra, mas nada de errado foi encontrado.


Retirei o teclado e desmontei todo o painel superior para aferir as conexões do PWR e mal contatos do cabo flat. Neste momento foi possível verificar que o cabo estava encaixado, porém não até o fim do seu Cursor horizontal (risco).


Limpei o Cabo Flat e inseri o mesmo até o limite da linha e fixei com sua trava, deste modo o mesmo não mais fazia o recuo e causava mal contato, resolvido.


Aparti desta simples limpeza e recolocação do Cabo Flat, o mesmo acendeu todas as luzes do painel inclusive com brilho e as 3 luzes bateria/ power/ HD estavam ok, porém sem imagem.


Lembra daquele barulho de plástico que havia comentado? pois bem, já com o painel entreaberto retirei a braçadeira da tela (quase solta)e deitei a mesma para testar a conexão do Flat cable. Apesar de visivelmente estar tudo certo com a tela, passei uma borracha no flat e efetuei limpeza dos contatos internos do painel LCD.


Depois de limpo, Chegou a brilhar como "ouro", depois de tudo no lugar e previamente parafusado, liguei o equipamento e o mesmo iniciou com a imagem perfeita e sem nenhum problema no Sistema. O HD foi testado e estava ok, a coller recebeu uma atenção especial e foi lubrificada, ficando o Notebook como novo.


Resumo: Uma possível queda ou pancada, podem ter deslocado o flat e provocado mal contato no Notebook. O equipamento apesar de ser já fora de linha, ainda supri as necessidades da maioria dos clientes.



Créditos;
bynelsinho
imagens acervo próprio do Blog NoteBrasil